aminoácido cisteína
A ponte dissulfeto é formada entre dois resíduos de cisteína, por uma reação de oxidação catalisada por enzimas específicas, pontes dissulfeto são raramente encontradas em proteínas intracelulares, sendo mais frequentes em proteínas secretadas para o meio extracelular.
Quando você faz 'permanente', para deixar os cabelos cacheados, usa calor para quebrar as 'pontes de dissulfeto', enrola o cabelo como quer, e depois usa um produto para refazer as ligações entre a queratina naquela nova 'conformação'.
Em química, um dissulfeto usualmente refere-se a unidade estrutural composta de um par ligado de átomos de enxofre. ... O termo dissulfeto pode também referir-se a um composto químico que contém uma centro dissulfeto, tal como o dissulfeto de difenila, C6H5S-SC6H5.
PONTES DISSULFETO OU LIGAÇÕES DE ENXOFRE São as ligações mais fortes que o fio de cabelo possui. Elas são formadas por duas moléculas de aminoácido cisteína que se ligam com moléculas de enxofre e formam uma molécula chamada Cistina. Essas pontes só são quebradas com a ação de produtos químicos.
Sendo encontrado em qualquer parte do mundo, a pirita é o sulfeto mineral mais comum. Encontra-se geralmente associado com outros sulfetos ou óxidos em veios de quartzo, rocha sedimentar ou rocha metamórfica, em leitos de carvão e também como mineral de substituição nos fósseis.
O ouro é frequentemente encontrado em solos que contêm rochas sólidas compostas de cinzas vulcânicas, chamadas tufos calcários. Uma análise revelará que o solo próximo a uma veia de ouro terá quartzo, feldspatos, feldspatoides e outros minerais de cor clara.
Avalie a cor da substância. Ouro bruto possui um amarelo-bronze e é brilhante. Segure a substância sob a luz. Ouro de verdade possui uma superfície brilhante que reluz quando misturada a luz, mas não cintila nem bruxuleia como o ouro de tolo que reflete a luz e cria um efeito de glitter.
Ácido Nítrico
Encha o recipiente com 1 litro de água, 3 colheres de sopa de sal e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio; Coloque um pedaço pequeno de papel alumínio dentro da água; Acrescente também seus objetos de prata; Deixe de molho por alguns minutos e em seguida retire-os, lave em água corrente e seque bem.
A jóia escurece porque se forma sobre ela uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura. ... Os sais, principalmente cloreto de sódio, ajudam a superfície da jóia a se misturar com o gás sulfídrico ou com o dióxido de enxofre, facilitando a reação formadora da camada escura.
Para postergar o escurecimento dos agentes químicos, é muito importante limpar sua joia folheada logo após o uso. Para deixá-la polida, use uma flanela seca e esfregue por alguns minutos. Já para uma boa limpeza, o ideal é usar sabonete líquido e secar com papel toalha.
Modo de fazer:
Cuidado com sua semijoia ao aplicar perfumes e hidratantes. Prefira sempre fazer esse processo antes de vestir a semijoia. Ao entrar no mar ou piscina é preferencial não usar semijoias. Faça limpezas periódicas em suas peças com uma flanela, assim resquícios de poluição não se acumulam.
Você pode até amar piscina, sol, mar e praia… mas com certeza suas semijoias não ficaram tão felizes assim. Então o que sugerimos é que você evite o máximo esse contato com a água, não deixando-a molhar (ainda mais com cloro de piscina, que é altamente corrosivo). ...