Os equinodermos são animais marinhos como as estrelas-do-mar, bolachas-do-mar e ouriços-do-mar, que podemos ver quando visitamos alguma praia. Os biólogos dizem que os equinodermos são de vida livre, ou seja, vivem soltos na água do mar, com exceção do lírio-do-mar, cuja maioria vive fixada a rochas no fundo do mar.
Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais marinhos que apresentam movimentação lenta ou são sésseis. Uma das características mais marcantes desse grupo de animais é a presença dos chamados sistemas ambulacrários. ...
Resposta. A poluição do mar,Que com isso pode prejudicar os seres equinodermos!
O nome do filo, Echinodermata (do grego echinos, espinho, e dermatos, pele) refere-se ao fato de a maioria dos equinodermos apresentar espinhos na superfície do corpo. Todos os equinodermos vivem no mar. São representantes do filo as estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, bolachas-de-praia, e holotúrias (pepinos-do-mar).
Cordados
Resposta. Porque eh a designação dada ao aparelho masticatorio dos ouricos-do-mar e bolachas-do-mar, tendo particulas desenvolvimento nos grupos taxonomicos pentameticos Regularia e Clypeasteridae. A estrutura eh constituida por 40 placas esqueleticas, com cinco dentes moveis interligados.
A caracteristicas que os equinodermos tem que os aproxima dos vertebrados, é que ambos estão na categoria de deuterostômios, então eles compartilham a formação do ânus e da boca, ou seja o sistema digestorio completo.
Os equinodermos são animais triblásticos celomados. Ao contrário dos demais invertebrados, o orifício embrionário primitivo (blastóporo) dos equinodermos não dá origem à boca, mas ao ânus. Portanto, assemelham-se mais aos vertebrados que, assim como os equinodermos, são por isso chamados de animais deuterostômios.
Resposta. Resposta:As larvas de muitos deles vivem em regiões mais próximas à superfície, constituindo o plâncton. Nesta fase da vida, possuem simetria bilateral e, quando adultos, apresentam simetria radial, altamente relacionada ao ambiente em que vivem.
Apesar de os pés ambulacrais serem a forma de locomoção mais conhecida, os equinodermos também se locomovem de outras formas. Alguns representantes conseguem locomover-se rastejando-se, colocando os braços voltados para o substrato e, literalmente, andando sobre suas pontas.
A estrela-do-mar se movimenta usando centenas de patinhas tubulares situadas em sua parte inferior. Essas patas parecem pequenas pernas, e cada uma tem uma ventosa na ponta. As ventosas permitem ao animal se arrastar e aderir a superfícies íngremes.
Entre os animais aquáticos que vivem no mar, podemos destacar os cavalos-marinhos, arraias, tartarugas, tubarões, moreias, golfinhos e baleias.
Apesar disto, as cobras utilizam muito bem os outros sentidos para perceber o ambiente. ... Só que não é isso que acontece, quando uma serpente dardeja a língua do ar, ou seja, põe a língua para fora, ela está apenas captando partículas que vão ser percebidas dentro da boca pelo chamado órgão vomeronasal.
As minhocas fixam as pontas das cerdas no solo, facilitando o seu deslocamento, quando contraem a forte musculatura da parede do corpo.