Se o animal morrer, desaparecer ou se tornar raivoso, completar o esquema até 5 (cinco) doses. Aplicar uma dose entre o 7º e o 10º dia e uma dose nos dias 14 e 28. Lavar com água e sabão. Iniciar imediatamente o esquema profilático com 5 (cinco) doses de vacina administradas nos dias 0, 3, 7, 14 e 28.
Campanha de Vacinação contra Raiva vai de 10 à 15 de setembro.
“Caso seja possível, o ideal é optar por fazer a vacina no consultório, clínica ou hospital veterinário.
A raiva é uma doença grave, que pode levar à morte em quase 100% dos casos....Principais sintomas da raiva felina
A transmissão da raiva felina acontece pela mordida ou arranhadura, isto é, por meio de um contato transcutâneo. O vírus fica na saliva do animal infectado, que pode ser um outro gato, um cachorro ou até mesmo um animal silvestre.
SINAIS DE STRESS NOS GATOS
O mais provável é que ela tenha origem no instinto de caça dos cachorros, que, antes de serem domesticados, precisavam capturar presas para se alimentar. A reação dos gatos ao encontrar um cachorro, visto como um animal estranho a seu território e uma potencial ameaça, reforçaria ainda mais essa relação pouco amistosa.
Gato Bravo: Sintomas e Tipos
Instintos noturnos Outra razão para o comportamento maluco do seu gato pode ser porque os gatos são noturnos e se tornam mais ativos à noite. Se eles não estão se exercitando o suficiente durante o dia, estarão especialmente loucos quando a noite chegar.
Pense em sua postura corporal Por isso, um movimento brusco ou uma postura ameaçadora podem intimidar o bichano. Para evitar problemas, o Dr. Ítalo explica que é recomendado falar na altura do pet. Dessa forma, ele não se sentirá ameaçado e estará mais aberto ao diálogo.
É uma boa ideia colocar sachê ou uma comida diferente em um potinho e deixar próximo ao local por onde o seu gato fugiu, para que ele seja atraído pelo cheiro e, caso esteja próximo, consiga retornar para casa. Para começar a procurar pelo seu gato na rua ou em locais públicos, é importante estar com comida na mão.