Reações no local de injeção como dor, exantema (erupções cutâneas), induração e edema (inchaço) podem ocorrer dentro de 48 horas e persistir por um ou dois dias. A formação de nódulo subcutâneo pode às vezes acompanhar estas reações.
A vacina dupla (dT), composta pelo toxóide tetânico e pelo diftérico, é tão segura e eficaz quanto a vacina antitetânica isolada (ATT). A difteria, assim como o tétano, é uma doença grave que pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e que pode ser facilmente evitada com o uso da vacina.
A vacina dupla adulto (dT) é indicada como reforço para tétano e difteria, após os 7 anos de idade. Deve ser atualizada a cada dez anos, em todos os indivíduos.
O que fazer: é indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. O gelo deve estar coberto com uma fralda ou pano de algodão, para que o contato não seja direto com a pele.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ser causados pela vacina antitetânica são considerados efeitos locais, como por exemplo dor e vermelhidão no local da injeção. É comum que após a administração da vacina, a pessoa sinta o braço pesado ou dolorido, no entanto esses efeitos passam ao longo do dia.
As 233 clínicas da família e centros municipais de saúde continuam oferecendo a vacina, de segunda a sexta, das 8h às 17h. As unidades que abrem aos sábados funcionam até 12h.
A única forma de prevenção da doença é a vacinação, por meio da Tríplice Viral, disponível nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família ou centros municipais de saúde), que protege ainda contra caxumba e rubéola.
A vacina contra o HPV pode ser tomada das seguintes formas:
Locais e horário. A vacina poderá ser tomada das 8h às 17h nas 233 unidades de Atenção Primária do município – clínicas da família e centros municipais de saúde. Três postos do Detran, na Barra da Tijuca, Campo Grande e Ilha do Governador, vão oferecer a vacina em sistema drive thru, das 9h às 14h.
A vacina para esses animais está disponível durante todo o ano, de forma gratuita, nos postos fixos localizados no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho e no Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman.
Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos podem tomar a vacina gratuitamente no SUS. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses).
Se você teve lesões de alto grau no colo uterino e já realizou o tratamento, a vacina pode evitar a recidiva da lesão de alto grau. Se você eliminar o vírus e evoluir para cura, a vacina pode evitar a reinfecção. Se você nunca teve lesão pelo HPV e só tem o exame positivo, a vacina não terá grande benefício.
Existem duas vacinas profiláticas contra HPV aprovadas e registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que estão comercialmente disponíveis: a vacina quadrivalente, da empresa Merck Sharp & Dohme (nome comercial Gardasil), que confere proteção contra HPV 6, 11, 16 e 18; e a vacina bivalente, da ...
Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais; e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual.
A duração da eficácia foi comprovada até 9 anos, mas ainda existem lacunas de conhecimento relacionadas à duração da imunidade em longo prazo (por quanto tempo as três doses recomendadas protegem contra o contágio pelo HPV) e a necessidade de dose de reforço (aplicação de novas doses da vacina no futuro na população já ...
Este tipo de vacina protege contra 4 tipos de vírus HPV, os subtipos 6, 11, 16 e 18. E é a mais indicada para os homens, pois além de proteger contra verrugas genitais também protege contra o câncer do pênis ou do ânus. Em mulheres protege contra o câncer do colo do útero.
A vacina HPV foi desenvolvida para evitar a contaminação pelo HPV (Human Papiloma Virus ou Papiloma Vírus), uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns do mundo.
A vacina HPV é indicada para a imunização ativa contra os genótipos de baixo risco HPV 6 e 11 e de alto risco HPV 16 e 18. A vacinação consiste na administração de três doses, com esquema vacinal 0, 6 e 60 meses (esquema estendido).
O preço da vacina bivalente contra o HPV é de, aproximadamente, R$ 200 por dose e o da tetravalente é de, aproximadamente, R$ 400 por dose, quando tomadas no particular. A vacina que protege contra os 9 tipos de HPV ainda não tem preço.
Por isso, é frequente que a pessoa nem saiba que esteve infectada. No entanto, quando surgem lesões na boca, o tratamento geralmente é feito com laser, cirurgia ou medicamentos como acido tricloro acético a 70 ou 90% ou interferon alpha, 2 vezes por semana, durante cerca de 3 meses.
O ácido nítrico fumegante é uma possível opção de tratamento para as verrugas vulgares , porém há várias possibilidades que poderiam ser mais adequados e menos agressivos para a pele da mucosas dos lábios.
Tratamento de HPV na garganta É preciso uso de medicamentos e também cauterizar as verrugas na garganta. Mesmo assim, elas podem retornar, pois nem sempre o vírus é eliminado. Nos casos de câncer na garganta, o tratamento inclui cirurgia, radioterapia e quimioterapia.