No caso de Chernobyl, a explosão da usina nuclear espalhou diversos isótopos, como o 60Co (cobalto 60) e o 90Sr (estrôncio 90), sendo que a meia-vida radioativa do 60Co é de 5,3 anos e a do 90Sr é de 29 anos.
Atualize a sua página para tentar novamente. O alto nível de radiação afetou as regiões no entorno da usina, chegando a uma área de 100 mil km. A cidade que abrigava os trabalhadores de Chernobyl era Prypiat, construída para essa função em 1970.
Esse processo pode levar dias, como é o caso do iodo radioativo, ou décadas, no caso do césio radioativo. “Apesar de ser eliminado em até 30 dias pelo corpo humano, o césio pode durar 60 anos no ambiente, até desaparecer completamente”, diz Franco.
Radiação é energia que viaja sob a forma de partículas de alta velocidade(radiação de partículas) ou ondas(radiação eletromagnética). A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas.
Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. Esse processo pode ocorrer em um meio material ou no espaço (vácuo).
Alfa, Beta e gama. - Alfa é inofensiva, não consegue ultrapassar nem células mortas da nossa pele. - Beta são mais penetrantes, porém menos energéticas que a a alfa. Pode penetrar e causar danos à nossa pele.
Existem três modalidades de radiações denominadas alfa, beta e gama que podem ser separadas por um campo magnético ou por um campo elétrico: Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio.