Durante a gestação, a variação dos hormônios, principalmente a maior produção de progesterona — o principal da gestação — gera o aumento da velocidade do crescimento da cartilagem. Isso acontece tanto na região do nariz quanto das orelhas e por isso esses membros podem sofrer alterações no formato.
Apesar de esse inchaço ser quase inevitável durante a gestação, é possível, por meio de auto drenagem, aliviá-lo e melhorar o aspecto da face, deixando-a serena e luminosa.
Assim, devido às alterações hormonais, é possível que haja aumento do volume de sangue e dilatação das veias presentes no nariz, o que favorece a maior produção e acúmulo de muco, deixando o nariz entupido.
A marca de medicamentos Vick contém pomadas, pastilha, xarope, chás entre outros produtos indicados para aliviar a tosse, a congestão nasal e o mal-estar que surge por conta de gripes e resfriados. Nenhum desses medicamentos são indicados durante a gravidez sem consulta médica.
Devido às mudanças hormonais da gravidez, a mucosa (capa que entra em contato com o ar) do aparelho respiratório superior se congestiona, gerando uma sensação de “nariz entupido”, mudanças na percepção de odores e sangramento espontâneo.
Embora incômodo, o sangramento nasal na gravidez é mais comum do que se possa imaginar. Ele ocorre geralmente após os três primeiros meses de gestação. As alterações hormonais, dias muito frios e secos, falta de ingestão de líquidos e até pequenas lesões podem ter influência direta nessa ocorrência.
Independente de sexo ou idade, qualquer um está sujeito a ter um sangramento nasal por fratura; esforço excessivo ao assoar o nariz; exposição prolongada ao tempo seco ou ao ar-condicionado; deformidades anatômicas (como desvio de septo, que deixa as mucosas nasais mais finas e ressecadas e os vasos mais expostos, ...
O sangramento nasal, também conhecido por epistaxe, é um problema relativamente comum durantes os períodos de baixa umidade. Devido ao ar seco, as mucosas nasais tornam-se mais suscetíveis a inflamação, e as pequenas veias do nariz se rompem facilmente, provocando os sangramentos.
Causas da hemorragia nasal As causas mais comuns de sangramento nasal são o ressecamento associado ao tempo seco e traumas como assoar ou cutucar o nariz com muita força. Alergias, desvio de septo, sinusite, uso frequente de sprays nasais ou drogas aspiráveis também podem levar à hemorragia.