Na Biologia, família (em latim: familia, plural familiae) é um clado integrado no sistema taxonómico criado por Lineu no século XVIII. A família agrupa um conjunto de géneros, ou de sub-famílias, e está incluída em ordens.
Espécie é um grupo de seres que têm a mesma aparência (latim species) e se distinguem dos outros por caracteres próprios. Gênero é um grupo de espécies que apresentam caracteres comuns.
O gênero e espécie devem sempre ser grafados por extenso na primeira citação no texto (capítulo ou artigo). Daí por diante, o gênero pode ser abreviado, utilizando-se a inicial maiúscula e o ponto de abreviação, desde que o epíteto específico esteja por extenso (ou seja, não se pode usar gênero abreviado seguido de sp.
Em biologia, um género ou gênero (do termo latino genus, plural genera) é uma unidade de taxonomia (um táxon) utilizada na classificação científica e agrupamento de organismos vivos/fósseis para agrupar um conjunto de espécies que partilham um conjunto muito alargado de características morfológicas e funcionais, um ...
Observe abaixo algumas das regras utilizadas para a escrita dos nomes das espécies:
A primeira letra do nome científico deve ser apresentada em maiúsculo e a primeira letra do epíteto específico, em minúsculo. A partir da segunda vez que se escreve o nome de determinada espécie, o Gênero pode se apresentar abreviado.
Nomenclatura binomial ou nomenclatura binária designa o conjunto de normas que regulam a atribuição de nomes científicos às espécies de seres vivos. Chama-se binominal porque o nome de cada espécie é formado por duas palavras: o nome do gênero e o epíteto específico, normalmente um adjetivo que qualifica género.
Resposta. Primeira regra: Todos os nomes científicos devem ser escritos em latim ou latinizados. Segunda regra: Todo nome científico de espécie é composto por dois nomes (daí o nome: nomenclatura binomial). Terceira regra: Subespécies terão nomenclatura trinomial.
A nomenclatura binomial é importante porque torna o nome de um ser vivo universal, sendo assim em todos os países do mundo vai ler aquele mesmo nome científico igual e isso evita aquele problema de por exemplo no Brasil que tem alguns estados que falam bolachas e outros biscoito, alguns dizem uruncum e outros coloral, ...
Os nomes científicos facilitam muito na hora dos estudos, isso porque, temos uma divisão de todos os animais em grupos e especies, sendo que com os nomes conseguimos identificar quais são do mesmo grupo ou não, e assim chegar as especies diferentes.
Os nomes científicos são escritos com nomenclatura binomial para facilitar a diferenciação de espécies do mesmo gênero, visto que o primeiro nome (epíteto genérico) indica o seu gênero e o segundo nome (epíteto específico) diz respeito a apenas uma espécie e em boa parte dos casos diz respeito a uma característica da ...
Resposta. Boa Tarde, é imprescindível que todos os seres vivos tenham um nome científico e que este tenham uma linguagem internacional, tal como o latim, a vantagem que isso evita possíveis confusões com as classes de animais em diferentes partes do mundo.