A lenda que explica a origem de Roma conta que, na planície do Lácio, havia a cidade de Alba Longa, que teria sido fundada por descendentes do troiano Enéas. O rei de Alba Longa, Numitor, tinha um irmão chamado Amúlio e uma filha, Réia Sílva. ... Segundo a lenda, seriam filhos dela com o deus Marte.
A "origem lendária" é aquela que se baseia não em indícios históricos/arqueológicos, como fazem os historiadores contemporâneos, mas em uma "narrativa ideológica" que serve como "mito fundador" de um povo.
Para ambos, a origem de Roma esteve vinculada com a lendária destruição que os gregos promoveram à cidade de Troia, em 1400 a.C.. Nessa época, o herói Eneias – graças à proteção dos deuses Júpiter e Vênus – fugiu para a região da Península Itálica e ali fundou a cidade de Lavínio.
Um conto mítico trata-se de uma história que é narrada sem que se tenha a preocupação em se retratar a verdade ou realidade ao longo da história. Por isso, para o estabelecimento do conto mítico é comum que se use recursos sobrenaturais, como: existência de deuses; seres inanimados.
Lenda: são narrativas populares que contam uma história como forma de impor valores morais de diferentes formas. Religião: também é uma forma de narrativa mítica que tem como objetivo explicar a origem do mundo e a existência de uma divindade superior que deve controlar o mundo e as pessoas.
O Mito surgiu na Grécia e tinha o objetivo de narrar grandes acontecimentos de importantes deuses existentes na Mitologia Grega. ... Para muitos historiadores, o mito pode ser confundido como uma lenda.