Os métodos quantitativos concentram-se na obtenção de informações por meio de ferramentas como pesquisas, questionários, etc. Uma vez que os dados são coletados com essas ferramentas de pesquisa, uma análise é geralmente realizada usando métodos estatísticos.
O gerenciamento de estoques visa, por meio de métodos quantitativos aplicados, o pleno atendimento às expectativas de produção ou consumo das organizações, com a máxima eficiência, redução de custos e tempo de movimentação.
A técnica de previsão qualitativa é baseada em opiniões, julgamentos de especialistas (SLACK et al., 2009). A técnica quantitativa utiliza dados históricos para realizar, por meio de algum modelo matemático, uma projeção futura (CORRÊA, 2009).
Algumas técnicas, como as entrevistas, questionário, formulário, podem ser usadas para a coleta de dados de forma quantitativa ou qualitati- va.
INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS QUANTITATIVOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS Tal pressuposto assume que a abordagem quantitativa se dedica a análise de fenômenos estruturais (desigualdades, estraticação, mobilidade social etc.) e a abordagem qualitativa se dedica ao estudo acerca dos valores, compor- tamentos e atitudes dos indivíduos.
Os principais métodos de abordagem são: indutivo, dedutivo, indutivo-dedutivo, hipotético- -dedutivo, dialético e método da complexidade. Já os métodos de procedimentos podem ser compreendidos como sendo as técnicas utilizadas em cada abordagem.
Pesquisa quantitativa Significa que ela se preocupa com a quantificação dos dados, comprovando se uma teoria é válida ou não a partir de análises estatísticas. A pesquisa quantitativa está ligada diretamente à quantificação dos dados, na experimentação, na mensuração e no controle rigoroso dos fatos.