EQST

Quem Pode Requerer O Depoimento Pessoal Do Autor?

Quem pode requerer o depoimento pessoal do autor?

O depoimento pessoal pode ser requerido pelas partes ou determinado de ofício pelo juiz (art. ... O juiz tomará primeiro o depoimento pessoal do autor e depois o do réu (art. 361, II, CPC/2015), de forma que quem ainda não depôs não assista ao interrogatório da outra parte (art. 385, § 2º, CPC/2015).

Quem faz as perguntas no depoimento pessoal?

No momento do depoimento pessoal, o advogado da parte contrária tem a possibilidade de formular perguntas ao depoente, sendo que as perguntas podem ser direcionadas à parte contrária e o juiz poderá as deferir ou indeferir. No depoimento pessoal, o advogado do depoente não poderá fazer perguntas ao seu cliente.

O que um depoimento?

substantivo masculino Declaração que se faz publicamente sobre alguma coisa ou para alguém em específico: depoimento de amor, de amizade, de aniversário. [Jurídico] Declaração que, feita pela testemunha ou para a parte interessada no processo, serve como prova: o juiz aceitou o depoimento da testemunha.

Qual a diferença entre depoimento e esclarecimento?

Desta forma, pode-se afirmar que o depoimento da parte visa a confissão da parte contrária acerca dos fatos alegados pelo requerente da prova e o interrogatório livre, o esclarecimento do juiz sobre pontos obscuros a respeito dos fatos alegados pelas partes.

Como funciona o depoimento na delegacia?

A) Você é testemunha de um fato. Testemunha é quem viu. Não tem essa de ouviu dizer, isso é boateiro, portanto, não há que se redundar em testemunha ocular, pois se viu é testemunha. Digamos que você presenciou um homicídio em um bar, você será chamado à delegacia para prestar depoimento.

Como deve ser a atuar do advogado na delegacia?

Ao chegar à Delegacia de Polícia, apresente-se como Advogado Criminalista do seu cliente e peça para falar com a autoridade policial ali presente. Seja sempre simpático e cortês em todas as suas apresentações, pois, sendo assim, poderá exigir que assim também seja tratado.

Qual o prazo para se concluir um inquérito policial?

10 dias

Quando um inquérito prescreve?

O Inquerito policial tem um prazo de 30 dias quando o indiciado está solto, porém é impossivel o seu termino em tal periodo e o judiciário tem admitido prorrogação por mais 60 a 90 dias.

Quem pode encerrar o inquérito policial?

O representante do Ministério Público é quem possuí competência para requerer o arquivamento do inquérito. O juiz pode ou não concordar com a posição do MP. Todavia, o magistrado não pode iniciar o processo penal cujo arquivamento do inquérito foi requerido pelo Ministério Público.

Como funciona o processo de investigação criminal?

Procedimento que antecede o processo penal – inquérito (1)

  1. colher depoimentos.
  2. obter pareceres de peritos.
  3. analisar documentos.
  4. procurar objectos e examinar o local do crime.
  5. elaborar relatórios policiais, recolher impressões digitais, tirar as medidas do seu corpo, revistar suspeitos.
  6. praticar diligências urgentes.

Porque o inquérito policial é dispensável?

(E) Nos crimes de ação penal pública incondicionada o inquérito policial é dispensável quando o Ministério Público dispõe de elementos informativos idôneos para embasar a denúncia. O CPP (Código de Processo Penal) cuida do IP a partir do seu artigo 4º.