O flagelo pode ser considerado como sendo um nano-motor da célula bacteriana, o que dá mobilidade a célula bacteriana, além disto também é um sensor mecânico que detecta alterações no ambiente.
Os flagelos apresentam como função primordial garantir a movimentação da célula. Nos mamíferos, a única célula flagelada é o espermatozoide. Nessas células, fica clara a função do flagelo, que é garantir que a célula reprodutiva masculina encontre a célula reprodutiva feminina para que ocorra a fecundação.
A proteína, denominada flagelina, está presente em todas as bactérias móveis, ou seja, que possuem capacidade de locomoção. ... Segundo Karina, “a pesquisa adiciona um novo modelo de estudo para análise do efeito da flagelina no sistema imune”.
A cápsula bacteriana é uma estrutura que presente nas células procariontes. Sua função está associada a desidratação e aumento de poder de virulência bacteriano. Em relação à desidratação, a cápsula protege a bactéria contra a perda de água.
Quando o glicocálice for organizado e estiver firmemente acoplado à parede celular, ele é denominado de CÁPSULA; Se for desorganizado e estiver frouxamente ligado à parede celular é denominado CAMADA LIMOSA; A camada limosa é solúvel em água.
As células procariontes (do latim pro - primeiro e cario - núcleo) podem ser definidas, grosso modo, como as células que não possuem material genético delimitado por um envoltório nuclear. Isso quer dizer que seu material genético está disperso no citoplasma.
Além da ausência de núcleo celular, as células procarióticas não possuem organelas envoltas por membrana, o que significa que essas células carecem, por exemplo, de mitocôndrias, retículo endoplasmático e complexo golgiense.
Células procarióticas: Células que não possuem núcleo delimitado por membrana. Células eucarióticas: Células com núcleo delimitado por membrana (carioteca).