pericárdio
O pericárdio consiste em um saco fibro-seroso que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos. ... Outra função do pericárdio é proteger a ocorrência de lesões nos pulmões durante os batimentos cardíacos normais.
Sua função é manter o coração em sua posição natural ao mesmo tempo que permite que o órgão possa se movimentar para realizar suas contrações. O endocárdio é a camada interna do coração. Por possuir uma superfície lisa, sua principal função é colaborar para que o sangue passe livremente sobre ela.
O pericárdio fibroso, é constituído de uma camada densa de faixas colágenas entrelaçadas com o esqueleto de fibras elásticas mais profundas . É uma bolsa em forma de cone, cujo ápice termina onde o pericárdio se continua com a túnica externa dos grandes vasos.
A cavidade pericárdica é o espaço potencial criado pela reflexão pericárdica, e é onde o fino filme de fluido pericárdico é mantido, permitindo que as duas superfícies sejam lubrificadas e deslizem uma sobre a outra sem nenhum atrito. Dois seios existem na cavidade, o seio transverso e o seio oblíquo.
O pericárdio visceral cobre a superfície externa do coração, por isso também chamado de epicárdio. O epicárdio é irrigado pelas artérias coronárias e veias principais. O pericárdio parietal dá forma à camada exterior, envolvendo o coração do ápice à base.
O derrame pericárdico corresponde ao acúmulo de sangue ou líquidos na membrana que envolve o coração, o pericárdio, resultando no tamponamento cardíaco, o que interfere diretamente no fluxo de sangue para os órgãos e tecidos, e, por isso, é considerada uma situação grave e que deve ser tratada o mais rápido possível.