Há casos raros de alopecia areata total, nos quais o paciente perde todo o cabelo da cabeça; ou alopecia areata universal, na qual caem os pelos de todo o corpo. A alopecia areata não é contagiosa. Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro.
É comum a perda dos pelos do corpo com a idade, mas Rieder afirma que, em algumas mulheres, a perda de pelos pubianos (ou a completa "calvície") pode ser decorrente do desequilíbrio hormonal associado à menopausa.
Algumas raças possuem uma tendência maior para desenvolver essa doença, são elas: Chow-chow, Poodle, Husky Siberiano, Lulu da Pomerânia , entre outras. A alopecia pode ser causada por alergias, estresse, parasitas, ansiedade ou deficiência hormonal.
As doenças da circulação nas pernas
A perda de cabelos/pelos, também chamada de alopecia, pode ocorrer em qualquer parte do corpo. A perda de cabelo que acontece no couro cabeludo, geralmente é chamada de calvície.
Existem diferentes tipos de métodos que podem ser utilizados para eliminar esses pelos, e vou explicar cada um deles de forma simplificada:
Os pelos que ficam debaixo dos braços ajudam a manter a umidade longe da pele, evitando a multiplicação de bactérias. Além disso, reduzem o atrito da parte superior do braço com o tórax. Os pelinhos nessas duas regiões funcionam como um filtro, impedindo a entrada de visitas indesejadas, como poeira.
Aqueles que crescem pelo corpo (pernas, braços, tórax, rosto, pés e genitais) demoram cerca de dois a seis meses para chegar ao seu comprimento máximo. Já os que ficam no couro cabeludo têm um ciclo de crescimento de dois a seis anos.
Toda depilação realizada com a retirada dos pêlos pela raiz faz com que os pêlos levem, em média, de 20 a 25 dias para crescer novamente.
1. Cera quente
Passar um creme calmante na pele. Após fazer a depilação, e antes de fazer a limpeza do depilador, deve-se passar um creme calmante na pele, com babosa, por exemplo, para aliviar a irritação e diminuir o desconforto causado pelo processo.
Quais as vantagens da depilação a cera?
Teoricamente, os pelos servem para proteção da pele. Os que nascem na axila, no tórax, na barba e na virilha são respostas aos hormônios sexuais e protegem a pele e as glândulas locais. “Por isso, eliminar os fios pode causar infecções e irritações”, explica Sumam.
Qualquer pessoa que tenha uma pele mais sensível ou alérgica ao produto utilizado pode causar manchas pelo corpo. Marcas escuras também podem surgir pelo corpo caso a cera seja aplicada sobre alguma lesão ou ferida.
Entre os riscos da depilação com cera, principalmente se for realizada com frequência, está o aparecimento de manchas escuras no local depilado. Ademais, por ser uma técnica agressiva, ela favorece a sensibilidade da área depilada, como buço, virilha, axilas, pernas etc.