A Lei 10.
“As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta lei”.
Gestantes - Não existe uma legislação que aponte a partir de quantos meses a gestante tem direito ao assento preferencial. Sendo assim, a gestante pode utilizar o assento preferencial desde o momento que descobre a gravidez.
O que é atendimento preferencial? O atendimento preferencial é a prioridade dada a pessoas cuja condição implica maiores dificuldades para aguardar pelo atendimento. Quem conta com atendimento preferencial tem direito à redução no tempo de espera em relação às pessoas sem prioridade.
Nos transportes públicos, as Lactantes também terão direito aos assentos reservados, devidamente identificados, assim como os idosos, gestantes, pessoas portadoras de deficiência e pessoas acompanhadas por crianças de colo. O atendimento preferencial da Lactante permanece mesmo sem a presença do seu bebê no local.
Resumidamente, as mães que trabalham e que amamentam nos primeiros seis meses têm direito, por lei, a duas pausas, de ½ hora cada uma, para amamentar, ou a sair 1 hora mais cedo do trabalho, além da licença maternidade de 120 dias (4 meses mais ou menos).
A lei prevê e já é de conhecimento geral: idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais e pessoas com crianças de colo têm atendimento preferencial em filas, comércios, repartições e transportes públicos.
adjetivo Capaz de lactar, de produzir leite; que amamenta. substantivo feminino Mulher que amamenta: local separado para lactantes. Etimologia (origem da palavra lactante).
A mãe que amamenta é a lactante. O bebê que é amamentado é o lactente. ... Lactante, enquanto adjetivo, se refere a quem ou àquilo que produz leite. Enquanto substantivo feminino, se refere à mulher que amamenta.
As restrições, quando existem, podem ser definitivas ou temporárias. Mães com HIV ou HTLV podem amamentar? Mulheres infectadas com os vírus HIV (vírus da Aids) ou HTLV (vírus que afeta a imunidade das pessoas) não devem amamentar, pois existe o risco desses vírus serem transmitidos para a criança pelo leite materno.
Esses chás não podem ser tomados quando a mulher amamenta porque a cafeína passa para o leite materno e pode provocar insônia no bebê e os chás diuréticos podem provocar desidratação e diminuir a produção de leite.
A bebida é feita com a semente da planta. “O chá de erva-doce é muito indicado para eliminar gases e também é interessante para cólicas”, diz. Karin não recomenda o chá para bebês. Ela recomenda, principalmente, para mulheres em período de amamentação e afirma que a bebida ajuda na produção de leite.
Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares. Existem ainda alimentos que são proibidos, como as bebidas alcoólicas.
Naproxeno, Cetoprofeno, Ibuprofeno, Colchicina. Paracetamol, Dipirona. Uso de curta duração: Morfina, Codeína, Petidina, Salicilatos.