- Trofoblasto: Camada celular externa que formará a parte embrionária da placenta. - Embrioblasto: Grupo de blastômeros localizados centralmente que dará origem ao embrião. Durante esse estágio o concepto é chamado de blastocisto.
Cerca de 6 dias após a fecundação, o blastocisto adere ao epitélio endometrial por ação de enzimas proteolíticas (metaloproteinases) e a implantação sempre ocorre do lado onde o embrioblasto está localizado. Logo, o trofoblasto começa a se diferenciar em duas camadas: - Citotrofoblasto: Camada interna de células.
O processo de trazer o concepto próximo à parede uterina é denominado posicionamento (aposição). Enquanto o blastocisto desliza sobre a superfície do útero, seu pólo com a massa celular interna fica adjacente à parede uterina.
A implantação do blastocisto começa no fim da primeira semana e termina antes do final do segundo. O processo pode ser sumariado como se segue: ... O blastocisto penetra abaixo do epitélio endometrial. Redes lacunares são formadas pela fusão de lacunas adjacentes (décimo e décimo primeiro dias).
A implantação do embrião também conhecido pela medicina como nidação é o momento em que o embrião se fixa na parede uterina. Todo o processo de deslocamento do embrião das trompas até o útero pode ocorrer em média de 4 a 15 dias e a sua fixação ocorrerá dentro desse mesmo período.
Como acontece a implantação do embrião no útero? O zigoto se forma na tuba uterina após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Os pronúcleos se fundem em uma única célula, chamada zigoto, e depois de algum tempo passam a se dividir, processo chamado de clivagem.
O que significa espessamento endométrio heterogêneo, Eco endometrial centrado,espassado,het6,medindo. Olá. Significa que o tecido que reveste internamente o útero está mais espesso que o habitual, porém seu ginecologista deve analisar este dado conjuntamente com sua idade, ciclo menstrual e uso de medicamentos.
O endométrio é o tecido que reveste internamente o útero e a sua espessura varia ao longo do ciclo menstrual de acordo com a variação da concentração de hormônios na corrente sanguínea.
No período após a menopausa a avaliação endometrial deve levar em conta a história clínica da paciente e o uso de terapia hormonal. A aparência normal do endométrio nesta fase é de uma linha ecogênica e homogênea, medindo até 5 mm, podendo haver distensão da cavidade uterina por muco (figura 2) (1).