A distribuição física está ligada à movimentação do produto, enquanto o canal de distribuição é a intermediação do produto. A distribuição compreende as operações de transporte e entrega com o objetivo de suprir os pontos de venda e outros canais, após o processo de produção.
- Distribuição é a ação e o efeito de distribuir algo entre várias pessoas(entregar algo). - Transporte é o movimento de mercadorias entre locais. É também a parte da logística responsável pelo deslocamento de cargas em geral e pessoas, através dos vários modais existentes, ao longo da cadeia de abastecimento.
E daí começa a surgir uma negociação mais saudável para os dois lados, afinal de contas a distribuidora depende da qualidade de suas entregas para ter clientes finais mais satisfeitos e comprando mais, por outro lado a transportadora precisa da distribuidora satisfeita para ter a sua demanda de entregas sempre ...
O ciclo de distribuição física envolve o processamento e a entrega de pedidos do cliente. A distribuição física está relacionada com as atividades de marketing e de vendas, pois proporciona a disponibilidade de produtos, de maneira econômica e a tempo.
Sendo assim, distribuição física é o ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da firma.
São eles: recebimento, armazenagem, separação e expedição.