Relação núcleo / citoplasma A relação N/C pode ser avaliada em área ou diâmetro das células e tem mostrado ser significativamente diferente entre as células intermediárias normais, LSIL e HSIL em grande parte devido à diminuição do diâmetro médio do citoplasma em vez de aumentar o tamanho do núcleo (Slater et al.
Significado de Hipercromasia substantivo feminino Excesso de cromatina no protoplasma. Etimologia (origem da palavra hipercromasia). Hiper + croma + s + ia.
O NIC 1 ou neoplasia intraepitelial cervical grau 1 é uma lesão provocada pelo HPV, um vírus sexualmente transmissível. Não é um câncer. Entre o aparecimento de uma displasia cervical leve ou NIC 1 e o desenvolvimento de um câncer de colo uterino, o tempo é de mais ou menos 8 a 10 anos.
A binucleação é uma alteração reativa celular associada a inflamação, resultado de divisão nuclear sem a simultânea divisão da célula.
A citólise é o resultado da morte celular quando da proliferação incompleta do epitélio escamoso vaginal (células intermediárias), devido ao excesso de lactato presente no microbioma vaginal na presença de lactobacilos.
Ramo da citologia que estuda a forma e estrutura das células.
Este é um resultado Normal e comum do Papanicolau onde "alterações celulares reativas" são benignas e associadas ao mecanismo fisiológico vaginal onde há processo de descamação e citólise (troca de células mortas por novas) como renovação e defesa do epitélio cervical/vaginal compondo o corrimento percebido.
Um diagnóstico que revela alterações benignas reativas ou reparativas de inflamação, significa falar que não há nenhuma neoformação, ou seja, câncer, e sim, apenas, uma infecção local, pode acontecer em qualquer lugar do corpo.