Esmerilhadeira: é a que trabalha na maior rotação, que chega a mais de 11 mil RPM, que é uma sigla pra Rotações Por Minuto. Isso dá uma potência bem grande, ótima pra cortar peças metálicas mais pesadas, como aço e aço inox. ... E é justamente por conta dessa alta rotação que a esmerilhadeira não deve ser usada como lixa.
Já a esmerilhadeira pneumática é usada em oficinas, pois necessita de um compressor de ar para funcionar. Você já deve ter compreendido que a esmerilhadeira funciona como um tipo de amolador: de diferentes tamanhos, esse equipamento serve para lixar e dar acabamento em diversos tipos de materiais.
A esmerilhadeira é mais potente, portanto é a ferramenta que possui mais rotações por minuto das três, variando de 5.
Colque as duas cavilhas na base da Lixadeira. Feito isso, pegue a sua lixa e coloque na base da Lixadeira como mostro na imagem abaixo. Prontinho, feito isso, só tirar as cavilhas. Repare que as furações batem perfeitamente com a base e a lixa, dessa forma o seu lixamento será muito mais eficiente e com menos poeira!
A função é a mesma, porém por ser uma Ferramenta Pneumática funciona com ar comprimido e, por seu sistema ser mais simples do que um sistema elétrico, são equipamentos menos suscetíveis a falhas.
Outra ferramenta bastante conhecida no mercado é a Politriz. Muito semelhante com uma Lixadeira e Esmerilhadeira, a Politriz possui uma função bem diferente. ... DICA EXTRA: algumas lixadeiras possuem variação de velocidade e podem ser utilizadas como uma Politriz se adaptadas para tal função.
Tabela de Comparação das Melhores Politrizes
Lixadeira Angular Como sua capacidade de rotação é menor que uma esmerilhadeira, a Lixadeira será mais recomendada para trabalhos de desbastes de nível “médio”, ou seja, que não requerem esforço bruto mas necessitam de alta rotação.
Quando cada tipo de lixadeira é melhor para madeira?
Tabela de Comparação das Melhores Lixadeiras de Cinta