A agorafobia é um tipo de transtorno psicológico ligado a ataques de pânico que se insere entre as diferentes formas de distúrbios de ansiedade. Quem sofre com agorafobia tem medo de situações que possam levá-lo a sensações de aprisionamento, desamparo ou constrangimento.
Espectrofobia também referida como fasmofobia, é um transtorno psiquiátrico caracterizado pelo medo irracional de fantasmas (aparência imaterial) ou espectros.
Lista com alguns nomes de fobias
antropofobia
A lista dos medos mais comuns ainda segue com medos da morte ou de lugares fechados....E você, do que tem mais medo?
O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.
7 dicas para superar os seus medos
15 dicas para controlar a ansiedade
Como o organismo reage ao medo? ... O medo é uma sensação em consequência da liberação de hormônios como a adrenalina, que causam imediata aceleração dos batimentos cardíacos. É uma resposta do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga.
O medo pode ser aniquilador e paralisante. Pode afetar a sua autoestima e compaixão consigo mesmo. Pode te afastar do seu verdadeiro propósito de vida. Liberte-se das correntes daqueles sentimentos que são prejudiciais a você.
Resposta. ''O medo é o seu pior inimigo, vença-o e torne-se mais forte'', uma frase que nos faz refletir, o medo não é capaz de atrapalhar sua vida, a unica coisa que pode atrapalhar a sua vida, é o medo de ter medo. Medo de morte, nos faz cuidar mais da vida. O medo de errar, nos faz fazer o certo.
Ele nos impede de fazer muitas coisas, principalmente viver. Você simplesmente aceita o que a maioria impõe, cada um vive sua vida, de maneiras diferentes, situações diferentes, que talvez nunca vamos passar, julgar o outro por x motivo, é algo normal nessa sociedade.
Ter medo e ansiedade diante de coisas assim, dentro de certos limites, é normal. Trata-se de uma resposta do organismo diante de uma ameaça objetiva à própria existência. Sabemos o que nos ameaça e reagimos. Medo e ansiedade são, portanto sentimentos comuns, normais, que servem para nos proteger.
A ansiedade é uma resposta emocional provocada por medo. Portanto, medo “ é a avaliação de perigo; ansiedade é o estado de sentimento desagradável evocado quando o medo é estimulado”. Tanto o medo como a ansiedade envolvem uma orientação ao futuro do modo que questões de ” e se” ? predominam na mente humana.
Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.
Principais sintomas Dor em forma de pressão em toda a cabeça, como se tivesse um capacete apertado na cabeça; Dor que afeta os dois lados, na nuca ou na testa; Sensação de pressão atrás dos olhos; Sensibilidade excessiva nos ombros, pescoço e couro cabeludo.