Articulação subtalar (talocalcânea) Permite essencialmente dois movimentos: inversão do pé (a planta do pé é virada medialmente) e eversão do pé (a planta do pé é virada lateralmente).
Inversão (torção do pé para dentro); rompe os ligamentos laterais, começando, em geral, pelo ligamento talofibular anterior. A maioria das rupturas resulta de inversão. Com frequência, os estiramentos graves de 2º e 3º graus causam entorse articular crônico, instabilidade e predispõem estiramentos adicionais.
O que devo fazer:
Entorse é a perda momentânea da congruência articular, cápsula articular e/ou ligamento de uma articulação. Também pode ser definida como uma lesão traumática de uma articulação, com alongamento, arrancamento ou ruptura de um ou mais ligamentos, sem deslocamento das superfícies articulares.
A entorse é um movimento violento, com estiramento ou ruptura de ligamentos de uma articulação. A entorse de tornozelo é uma das lesões musculoesqueléticas frequentemente encontradas na população ativa, que geralmente envolve lesão dos ligamentos laterais.
Na maioria dos casos, os sintomas mais comuns são dor, vermelhidão, rigidez, inchaço e hematoma. Mas dependendo da gravidade da entorse, outros sintomas também podem se manifestar, como a instabilidade da articulação e dificuldade ao realizar atividades prévias à lesão (redução da amplitude de movimento).
Definição