Face lingual/palatal: é parte de trás do dente. Essa face fica voltada para o palato ou para a língua.
A dra. Andrezza define: “É uma destruição dos tecidos de suporte dos dentes multirradiculares, definido pela perda inserção no espaço radicular, com retração de gengiva, assim muitas vezes expondo a furca e raízes”.
Afirmam que a presença de concavidades em uma raiz, funcionaria como nicho de retenção. Deixam transparecer a impressão de que este fato facilitaria a progressão da doença periodontal.
A qual nele possui o tuberculo de carabelli. Raiz- o primeiro molar superior tem um bulbo radicular, que se divide em três raízes, nas posições mésio- vestibular, disto vestibular e lingual.
Geralmente os dentes anteriores (incisivos e caninos), têm 1 ou 2 condutos radiculares (canais). Os pré-molares têm 1 ou 2 ou 3 condutos radiculares (canais).
A dentição é formada por dois grupos de dentes: anterior e posterior. Estes, por sua vez, estão divididos em dois subgrupos: o grupo de dentes anteriores consiste em incisivos e caninos; o grupo de dentes posteriores é formado por pré-molares e molares.
Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los.