- Grupo Funcional: Possui somente átomos de carbono e hidrogênio: C, H; - Nomenclatura: Prefixo + infixo + o; - Exemplos: Metano, butano, eteno (etileno) e etino (acetileno).
Alguns grupos funcionais são: hidrocarbonetos, éter, éster, álcoois, cetona, aldeído, aminas, amidas, ácidos carboxílicos, entre outros.
Os grupos funcionais são sequências químicas, ou padrões de átomos, que exibem uma "função" consistente (propriedades e reatividade) independentemente da molécula em que são encontrados.
As principais funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, aminas, haletos e hidrocarbonetos. A diferença entre os compostos orgânicos e os inorgânicos é que eles apresentam átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio.
Principais funções orgânicas
As funções orgânicas são grupos em que os compostos orgânicos são divididos de acordo com o seu comportamento químico e presença de agrupamentos de átomos em suas estruturas. A Química Orgânica estuda os compostos formados pelo carbono. Mas existem atualmente mais de 19 milhões de compostos orgânicos.
Grupos característicos (ou funcionais) São os átomos e grupos de átomos responsáveis pelo comportamento característico de uma classe de compostos. P. ex: os álcoois, cetonas, ácidos carboxílicos, etc. A intensidade das propriedades conferidas por esses átomos ou grupos depende do resto da molécula.
Resposta. Resposta: São radicais químicos que caracterizam uma determinada função química. Por exemplo, em química orgânica nós temos várias funções orgânicas, que são caracterizadas e diferenciadas entre si pelos grupos funcionais que elas apresentam.
Álcoois são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila (─ OH) preso a um ou mais carbonos saturados. A classificação dos álcoois depende da posição da hidroxila: Não pare agora...
grupo funcional carbonila
grupo carbonila
carboxila
Éteres são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional - O- (oxigênio) entre dois radicais (carbonos), ou seja, se caracterizam pela presença de oxigênio ligado a dois átomos de carbono.
(C2H5)2O
Para os antigos gregos o éter era um quinto elemento que formava uma esfera celestial fora da Terra. Esse elemento, segundo a teoria grega antiga, era diferente dos elementos encontrados na Terra (ar, água, fogo e terra), isso porque seria algo mais magnífico e grandioso do que o ar que respiramos.
Significado de Éter substantivo masculino Fluido hipotético, imponderável, elástico, que se considerava como o agente de transmissão da luz e da eletricidade. ... [Antiguidade] Fluido sutil que encheria, segundo os antigos, os espaços situados além da atmosfera terrestre.
Os aldeídos são compostos que possuem o carbono da extremidade da cadeia realizando dupla ligação com um oxigênio (carbonila) e uma ligação com um hidrogênio.
Quais são os primeiros socorros para desmaio?
Como a mielina absorve o clorofórmio, o funcionamento do sistema nervoso central fica comprometido. Por isso, a substância causa confusão mental, torpor, sensação de anestesia, tonturas, desmaio e até morte.
A inalação do clorofórmio causa desde excitação, euforia, impulsividade, agressividade, confusão, desorientação, visão embaralhada, perda de autocontrole, alucinação, sonolência, inconsciência até convulsões, decorrentes de estágios mais graves onde há intoxicação.