A amostra de uma pesquisa é um recorte sociodemográfico que permite entender o comportamento de uma população toda por meio de uma parcela dela. Já a amostragem diz respeito ao processo de determinação de uma amostra.
A amostragem por conveniência é uma técnica de amostragem não probabilística e não aleatória usada para criar amostras de acordo com a facilidade de acesso. ... O pesquisador escolhe os membros apenas por sua proximidade e não considera se eles realmente representam uma amostra representativa de toda a população ou não.
Amostragem Probabilística: São amostragens em que a seleção é aleatória de tal forma que cada elemento da • Amostragem Não-Probabilística: São amostragens em que há uma escolha deliberada dos elementos da amostra. Depende dos critérios e julgamento do pesquisador. Seleção dos elementos aos quais se tem acesso.
Garantir que a probabilidade de todos os indivíduos ou elementos de uma dada população possa ser calculada, ao serem selecionados para participarem da composição da amostra. ...
A amostragem sistemática é um tipo de amostragem probabilística, onde se faz uma seleção aleatória do primeiro elemento para a amostra e logo se selecionam os itens subsequentes utilizando intervalos fixos ou sistemáticos até chegar ao tamanho da amostra desejada.