Numa cooperativa os direitos e obrigações são iguais para todos. Ninguém tem mais ou menos poder ou benefício, por ter mais ou menos capital. A solidariedade é a alavanca de todo e qualquer processo cooperativo, pois é por meio da ajuda mútua que se constrói uma economia solidária e coletiva.
Valores Cooperativos
Uma cooperativa é uma sociedade cujo capital é formado pelos associados e tem a finalidade de somar esforços para atingir objetivos comuns que beneficiem a todos. Há muitos tipos de cooperativas. Algumas têm como finalidade a comercialização de bens produzidos por seus membros.
Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade.
3º - Participação econômica dos membros - Os membros contribuem na formação do capital social das suas cooperativas e com a sua movimentação econômica e financeira. Os excedentes (sobras) são rateados de forma proporcional à movimentação de cada associado na sua cooperativa.
1º – O FATES – Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social tem como objetivo prestar assistências técnica, educacional e social aos associados e aos empregados da cooperativa, visando fortalecer o associativismo, o mutualismo e a prática dos princípios cooperativistas.
O Fundo de Reserva possui duas destinações básicas: Reparar perdas; • Atender ao desenvolvimento das atividades da cooperativa. Tanto o fundo quanto o percentual que ele representa, devem estar previstos no Estatuto Social. É constituído por, no mínimo, 10% (dez por cento) das sobras líquidas do exercício.
Reparar perdas; Atender ao desenvolvimento das atividades da cooperativa. Tanto o fundo quanto o percentual que ele representa, devem estar previstos no Estatuto Social. É constituído por, no mínimo, 10% (dez por cento) das sobras líquidas do exercício.
A distribuição de sobras é um dos vários benefícios de ser cooperado. Parte dos juros que foi pago nas operações retorna a você no ano seguinte. Basicamente, o pagamento de sobras é a redução das despesas dos juros desembolsados ao longo do ano, gerando, assim, uma taxa muito menor.
Para lançar o valor das SOBRAS: em RENDIMENTOS ISENTOS E NÃO TRIBUTÁVEIS, com o código 09 – Lucros e dividendos recebidos. Em beneficiário TITULAR lançar o numero de seu CPF depois o CNPJ da Cooperativa, o nome da Cooperativa e o valor recebido de SOBRAS no ano.
O Rateio de Sobras pode ser entendido como a divisão entre os cooperados das sobras apuradas pela Cooperativa no ano anterior, conforme critérios aprovados na Assembleia Geral.
As sobras constituem as economias da cooperativa para os associados e, no final de cada ano, são distribuídas de acordo com o valor das operações realizadas por cada cooperado. ... Se não for valorizada a importância do capital nas cooperativas de crédito, as mesmas tendem a se enfraquecer.
SOBRAS OU PERDAS LIQUIDAS DA COOPERATIVA. Na contabilidade das Cooperativas, os resultado positivo (lucro) apurado no exercício denomina-se "sobra". No caso de prejuízo, utiliza-se o termo "perda".
A cota capital é o valor que cada pessoa paga ao ingressar na cooperativa. Ela é paga somente uma vez, na abertura da conta, e é depositada em uma conta capital. Essa conta é importante para a sustentabilidade da cooperativa, e não pode ser movimentada como a conta corrente comum.
Na Demonstração de Sobras e Perdas, as receitas e despesas decorrentes de ato cooperado é denominada de Ingressos e Dispêndios. Quando a cooperativa realizar atividades que extrapolam o ato cooperado, tais valores devem ser apresentados como receitas, custos e despesas.