Síndrome da Adolescência Normal, o que é isto?
Maurício knobel enfatiza que, na proporção em que o adolescente vai aceitando simultaneamente os seus aspectos de criança e adulto, começa a surgir a nova identidade. M. Knobel assinala que a busca de uniformidade é um comportamento defensivo que proporciona segurança e estima pessoal.
Sintetizando as características da adolescência pode-se descrever a seguinte sintomatologia que integraria esta síndrome: 1) busca de si mesmo e da identidade; 2) tendência grupal; 3) necessidade de intelectualizar e fantasiar; 4) crises religiosas; 5) deslocalização temporal; 6) evolução sexual manifesta; 7) atitude ...
Knobel trata essa questão como uma deslocalização temporal na qual o pensamento adquire as características de pensamento primário: converte o tempo em presente ativo, em uma tentativa de manejá-lo (Knobel apud Almeida, 2006). Aqui, as urgências são enormes e as postergações são aparentemente irracionais.
Os três grandes lutos da adolescência
Ninguém, especialmente um jovem, deve lidar com o próprio luto sozinho. A escola, e ás vezes o trabalho, são ambientes legítimos e necessários no mundo adolescente, esses espaços os ajudam a se encontrarem. A morte de alguém próximo pode colocar a escola ou o trabalho “em suspenso”. Isso é normal.
Quanto à adolescência, assinale a alternativa INCORRETA. Na adolescência, o respeito às leis e o controle interventivo são essenciais para o convívio e a manutenção dos aspectos saudáveis. Sendo assim, cabe aos pais reprimir e coibir as revoltas, tentativas de autonomia e de afastamento dos ideais familiares.
Quanto à adolescência, assinale a alternativa incorreta. A. É uma fase evolutiva em que se identificam mudanças significativas do ponto de vista biológico, social e psicológico.