As médias das temperaturas máximas variaram de 21,0 a 29,0 °C enquanto as médias das temperaturas mínimas foram da ordem de 9,1 a 17,0 °C.
Curitiba é considerada a capital mais fria do país. A localização mais próxima da zona polar do sul é a primeira justificativa para as baixas temperaturas, especialmente no inverno, quando a inclinação da Terra distancia a região dos raios solares.
A onda de calor que atingiu o Brasil em 2020 chegou a alcançar máxima de 43.
Fatores atmosféricos O Nordeste é uma área de alta pressão - com correntes de ar que transferem o calor para latitudes maiores -, situação que favorece a estabilidade do tempo e a ausência de chuvas.
Com a falta de nebulosidade, de chuva e de ventos frios de origem polar, o ar esquentou muito sobre a Região Sudeste, permitindo a ocorrência de temperaturas excepcionalmente altas./span>
As causa das ondas de calor variam de momento para momento, mas estudos indicam que há um aumento na ocorrência, na duração e intensidade das ondas de calor. Isso se deve a grande urbanização das áreas afetadas, mas principalmente ao aumento geral da temperatura da Terra.
“Não teremos outra onda de calor intenso desse modo durante a primavera. Essas outras ondas de calor podem acontecer nos próximos anos, mas a partir do dia 11 o calor extremo acaba em 2020″, tranquiliza a meteorologista./span>
Trata-se da energia térmica em trânsito motivada pela diferença de temperatura entre dois corpos. O calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura. Quando não há diferença de temperatura entre dois corpos, não existe calor.