Um modo fácil de localizar as plêiades no céu é tomando a reta formada pelas estrelas Betegeuse (na constelação de Orion) e Aldebarã, ambas fáceis de ser identificdas por ter cor avermelhada. Seguindo a reta chegaremos ao aglomerado das Plêiades, bem no pescoço do touro.
Aldebarã é uma estrela de tipo espectral K5 III (é uma gigante vermelha), o que significa que tem cor alaranjada; tem grandes dimensões, e saiu da sequência principal do Diagrama de Hertzsprung-Russell depois de ter gasto todo o hidrogénio que constituía o seu “combustível”.
Na mitologia grega, as plêiades eram filhas de Atlas e Pleione, filha do Oceano. Quando Pleione estava passeando pela Beócia com suas sete filhas, foi perseguida pelo caçador Órion, por sete anos. ... As plêiades são: Electra, Maia, Taigete, Alcíone, Celeno, Asterope e Mérope.
Para encontrar Órion, o observador pode procurar no céu um conjunto de três estrelas próximas de brilho parecido e enfileiradas, conhecidas como “Três Marias” (seus nomes verdadeiros são: Alnilam, Alnitak e Mintaka). Estas fazem parte de Órion, sendo seu cinto ou cinturão.
Para identificá-la devemos localizar 3 estrelas próximas entre si, de mesmo brilho, e alinhadas. Elas são chamadas Três Marias, e formam o cinturão da constelação de Órion, o caçador.
1 300 anos-luz
Assim, as principais constelações seriam:
constelação de Orion
Dentre as constelações mais conhecidas, pode-se citar: Andrômeda (no hemisfério celestial norte), Cruzeiro do Sul (localizada no céu meridional), Ursa Maior (hemisfério celestial norte), Cão Maior (hemisfério celestial sul), Pégaso (hemisfério celestial norte), Fênix (também conhecida como Phoenix, hemisfério celestial ...
Principais constelações
Lira é um sobrenome cujas as origens não são bem claras e definidas na história. Porém, têm-se registros que esta origem é muito antiga e teve início na França, na Ilha de Mann, entre os anos 900 e 1100, e por este motivo recebeu o nome de Mannanamm Lir, permanecendo desta forma escrita até os séculos VI e VII.
Aliás, a própria expressão “Eu sou da Lira”– que significa pertencer à boemia, à farra e à cantoria – permite inferir que muitos cordões poderiam entoá-la, e não apenas o cordão Rosa de Ouro, como se divulga comumente: “Assim (...)
Significado de Trom substantivo masculino [Antigo] Arma de guerra que, como uma catapulta, arremessava pedras. Arma de fogo cujo tubo tem comprimento superior a vinte calibres; canhão.