EQST

O Que Uma Aço Demolitria?

O que é uma ação demolitória?

A ação demolitória busca a tutela de direito real imobiliário, de modo que deve haver a formação de litisconsórcio passivo necessário. Trata-se de demanda que visa à demolição de: a) prédio em ruína (art. ... Se for o caso, cabe a ação demolitória” ( Código de Processo Civil e legislação processual em vigor , 45.

Quando é cabível a ação demolitória?

Quando a obra irregular está concluída ou praticamente concluída é cabível ação demolitória.

Quando não há necessidade de citação de ambos os cônjuges na ação?

Capacidade processual passiva dos cônjuges. 73, § 1o, I, do CPC/2015, estabelece a necessidade de citação de ambos os cônjuges para as ações que versem sobre direitos reais imobiliários, salvo nos casos em que estiver vigente o regime da separação absoluta de bens.

Quais são as ações que versam sobre direitos reais imobiliários?

Os cônjuges ocuparão necessariamente o polo passivo das ações i) que versem sobre direitos reais imobiliários; ii) resultantes de fatos que digam respeito a ambos os cônjuges ou de atos praticados por eles; iii) fundadas em dívidas contraídas pelo marido a bem da família, mas cuja execução tenha de recair sobre o ...

É necessária a citação de ambos os cônjuges nas ações que versem acerca de direitos reais imobiliários Tratando-se de hipótese de litisconsórcio passivo necessário?

É necessária a citação de ambos os cônjuges nas ações que versem sobre direitos reais imobiliários (arts. 10, caput e § 1º, I, e 47 do CPC), ante a formação do litisconsórcio passivo necessário, sob pena de nulidade.

Que tenha por objeto o reconhecimento à Constituição ou a extinção de ônus sobre imóvel de um ou de ambos os cônjuges?

IV - que tenha por objeto o reconhecimento, a constituição ou a extinção de ônus sobre imóvel de um ou de ambos os cônjuges. § 2o Nas ações possessórias, a participação do cônjuge do autor ou do réu somente é indispensável nas hipóteses de composse ou de ato por ambos praticado.

Quanto aos sujeitos do processo é correto afirmar a verificada a incapacidade processual ou a irregularidade da representação da parte o juiz de imediato extinguirá o processo por falta de pressuposto essencial de admissibilidade B nem toda pessoa que se encontre no exercício de seus direitos tem capacidade para estar em juízo?

Verificada a incapacidade processual ou a irregularidade da representação da parte, o juiz de imediato extinguirá o processo, por falta de pressuposto essencial de admissibilidade. Nem toda pessoa que se encontre no exercício de seus direitos tem capacidade para estar em juízo, o que pressupõe capacidade postulatória.

O que é posse de Boa-fé e má fé?

A posse é de - quando aquele que a está exercendo sabia ou não ignorava o vício, ou o obstáculo que impedia a aquisição da coisa. ... A posse boa- pode vir a se tornar de - quando as circunstâncias fazem presumir que o possuidor passou a não mais ignorar que possui indevidamente.

Quem é o detentor da posse?

Considera-se detentor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas. Aquele que começou a comportar-se do modo especificado, em relação ao bem e à outra pessoa, presume-se detentor, até que prove o contrário.

O que é possuidor é detentor?

O possuidor pode vir a adquirir a propriedade através da usucapião, enquanto o detentor não tem legitimidade para tanto, já que está com o bem em virtude de mera tolerância ou permissão, conforme anteriormente mencionado.

Quais são os casos de mera detenção?

O Código Civil prevê no artigo 1.

Qual a importância da distinção entre posse e detenção?

A posse é o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. Exemplo: o locatário e o comodatário exercem posse sobre o bem. ... A detenção é aquela situação em que alguém conserva a posse em nome de outro e em cumprimento às suas ordens e instruções.