A classificação das línguas
buco, do Piauí, do Ceará, de Alagoas, de Sergipe, de Minas Gerais e até de São Paulo.
Outros grupos indígenas, como os mundurucus e os potiguaras, também fazem parte do chamado tronco tupi. Há também índios do grupo tupi que vivem em outros países: Venezuela, Colômbia, Peru, Argentina, Bolívia, Paraguai e Guiana Francesa. A família linguística mais conhecida do tronco tupi é o tupi-guarani.
Tronco Tupi, Tronco Jê,Família Caraíba, Família Aruak,Família Tukano, Família Pano, Grupo charrua e outras famílias.
tikuna
O alemão, na verdade, tem uma influência especial no Brasil, já que é o segundo idioma mais falado no país, embora a comunidade alemã seja menor do que a espanhola e italiana.
Significado de itaocara: Palavra do tupi guarani que significa: "praça de pedra".
Caboclo, caboco, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira.
Caboclo é a designação dada no Brasil para o indivíduo que foi gerado a partir da miscigenação de um índio com um branco. Este nome também é usado para adjetivar a figura do homem do sertão brasileiro, que possui modo rústico, desconfiado ou traiçoeiro.
Os caboclos formam o mais numeroso grupo populacional da Região Norte do Brasil (Amazônia) e de alguns estados da Região Nordeste do Brasil (Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas, Ceará e Paraíba).
Os caboclos da Umbanda são espíritos de muitas virtudes espirituais, tais como a determinação, a lealdade e a honestidade, mas que necessitam desenvolver a caridade e o amor ao próximo. Daí a sua participação nas sessões de Umbanda, onde procuram auxiliar as pessoas em dificuldades e desse modo evoluir espiritualmente.
O caboclo busca desvendar os segredos do seu mundo, recorrendo aos mitos, lendas, plantas medicinais, rezadeiras, tanto no trabalho como no lazer.
Então podemos traduzir desta forma: Laroiê: olhe por mim, me guarde, me proteja, vamos trabalhar etc. Já Modjubá quer dizer: você é grande ou eu me curvo a você. Vale ressaltar que Laroiê é um cumprimento exclusivo da linha da esquerda, mas Modjubá ou Mojubá é um cumprimento comum.
O cumprimento no Conga deve ser feito da seguinte maneira Deita-se no chão com a cabeça voltada para o Conga e as mãos no chão acima da cabeça direcionadas também ao Conga, agradece a permissão de estar ali naquele momento, pede proteção aos Orixás e pede que os problemas sejam resolvidos e que o trabalho seja bem ...
Euê-ô! (yorubá) – “Salve as folhas!” , ou melhor; “Salve o Senhor das folhas!” Saudação a Ossaim. “Kaô kabecilê!” – Saudação ao Orixá Xangô que significa – venham ver (admirar, saudar) o Rei (Alteza) da Casa. Êpa Babá – saudação ao Orixá Oxalá significando: olá, com admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais.
Oxóssi ou Oxoce é o orixá da caça, florestas, dos animais, da fartura, do sustento. Está nas refeições, pois é quem provê o alimento. É a ligeireza, a astúcia, a sabedoria, o jeito ardiloso para capturar a caça. É um orixá de contemplação, amante das artes e das coisas belas.