Cada vez mais presente em certames de diferentes níveis, a Administração Financeira e Orçamentária (AFO) é a área que se dedica ao estudo do histórico, planejamento, execução e monitoramento das finanças e do orçamento na esfera pública.
Curso de Administração Financeira e Orçamentária: definição e dados gerais. ... Trata-se de uma área que cuida de todas as operações financeiras das organizações e possui diversos pontos, dos mais básicos aos complexos, que envolvem um bom planejamento e tomada de decisão baseados em diversos cenários.
Manter o orçamento (mensal e anual) da empresa é uma das ferramentas mais eficientes na hora de alimentar seu controle de gastos. ... E quanto será gasto em cada uma dessas atividades. Além disso, é fundamental explicitar no orçamento qual é o lucro esperado para a empresa em dado período.
A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre ...
O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. ... Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa.
A educação financeira nada mais é do que a maneira como uma pessoa entende o universo do dinheiro e usa as ferramentas possíveis para lidar com ele. ... Na prática, a importância da educação financeira é dar condições para uma pessoa decidir melhor o que fazer com seu dinheiro.
Logo, as rotinas administrativas são o padrão de funcionamento da empresa, que permite prever resultados e manter as tarefas em dia. Suas atividades estão distribuídas, principalmente, entre as áreas comercial, operacional administrativa, financeira e gestão de pessoas (RH).
O Gerente Administrativo é responsável por supervisionar as operações de apoio de uma empresa. Ele colabora com a eficácia do fluxo de informações e com a eficiência do emprego dos recursos da organização. Outra característica fundamental é a organização e habilidade analítica para a execução de operações diárias.
Nesse sentido, o Gerente Administrativo é o profissional responsável pela gestão da equipe, seja da empresa de forma geral ou comandando setores específicos, como financeiro, recursos humanos, tesouraria, jurídico, marketing e outros, para garantir o bom funcionamento dos diversos setores da organização.
Um gestor deve ter uma excelente capacidade de tomar decisões, já que passará com frequência por situações delicadas que envolvem uso de recursos internos, negociações, mudança de fornecedores, desligamento de funcionários e muito mais.
Desenvolver a habilidade de liderança é fundamental para quem deseja seguir a carreira de gestor. Um bom profissional sabe que liderar não é sinônimo de apenas transmitir tarefas. É necessário motivar a equipe, confiar no trabalho dos profissionais e ainda inspirar todos a darem o seu melhor.
Dicas de como ser um bom coordenador de equipe
8 habilidades que o mercado exige de um gestor hoje em dia