Geralmente, o psicólogo encaminha para o psiquiatra, se necessário, e vice-versa. Dependo do caso, só o psicólogo participaria do seu processo, mas, como disse o colega Dinerson, dependendo do convênio, precisa passar primeiro por um médico para encaminhar.
É preciso identificar as partes envolvidas:
Pacientes com diagnóstico e suspeita de hipertireoidismo e diabetes mellitus tipo 1 devem ter preferência no encaminhamento ao endocrinologista, quando comparados com outras condições clínicas.
Aprenda como fazer isso:
Conteúdo descritivo mínimo que o encaminhamento deve ter: a) descrever características da dor, presença de sintomas de radiculopatia cervical, tempo de início e duração dos sintomas, fatores desencadeantes e de alívio; b) presença de alterações em exame físico neurológico(sim ou não).
Especificar os motivos de encaminhamento ao especialista. Relatar os achados importantes. RX de tórax e ECG. Caso tenha feito outros exames no passado, tais como teste de esforço e/ou ecocardiograma e/ou cateterismo, orientar o paciente a levar para o especialista.
Para realizar o encaminhamento, o profissional de saúde solicita um dos procedimentos a seguir:
Como marcar consulta pelo app do SUS [Conecte SUS] Leia e aceite os termos de uso, clicando em “Aceito os termos”; Clique em “Agendar”; Clique no calendário, no canto inferior direito; Escolha sua unidade de saúde cadastrada e uma das opções de datas disponíveis./span>
Após o cadastro no SUS e agendamento de consulta, o paciente passará primeiramente com o clínico geral. Ao identificar, por meio de exames, possíveis sinais de um câncer – ou qualquer outra doença – o médico poderá realizar o encaminhamento ao especialista./span>
A validade da guia de encaminhamento é de 15 dias. Para as autorizações referentes a exames auxiliares ao diagnóstico, é imprescindível a apresentação da solicitação médica. O pedido médico terá validade somente por 30 dias.
Exames de imagem, como Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia (ou Ecografia), Ressonância Magnética, Densitometria Óssea e Mamografia, por exemplo, possuem validade de até 6 meses, desde que esteja em bom estado de conservação (precisa estar legível), e que se considere a finalidade para a qual o exame foi .../span>
Em geral, se for um exame de rotina, a validade pode ser de até seis meses. Agora se for para o acompanhamento de uma doença em curso ou mesmo para uma elucidação diagnóstica, a validade pode ser de três meses ou menos.
A Requisição de Exames (pedido médico) tem validade de 30 dias, a partir da data da consulta. A Guia de Autorização tem validade de 30 dias.
Validade do procedimento Um estudo analisando a validade do exame concluiu que o número mínimo de medidas necessárias em 24 horas deveria ser de, pelo menos, uma medida a cada 30 minutos.
Para exames de rotina em pacientes jovens, a cada 2 anos é um tempo razoável entre os exames. Para pacientes cardiopatas, que já tiveram arritmia, infarto, problemas de válvulas cardíacas, o cardiologista poderá repetir o exame a cada 3 meses ou até antes./span>
No aparelho de MAPA, ambas são medidas em milímetros de mercúrio (mmHg). Em resumo, os valores da PA sistólica e diastólica em vigília devem ser mais altos que durante o sono, diminuindo conforme o paciente relaxa./span>
O relatório médico deverá ser preenchido corretamente, contando obrigatoriamente com os seguintes itens: medicamentos (nome, dose e horário de tomada), atividades (domésticas , trabalho , reuniões , trânsito , lazer , etc.), hábitos ( ingestão de álcool , café e consumo de cigarros), período do sono (horário que dormiu ...
A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, conhecida como MAPA, é um exame que realiza a medição automática da pressão arterial por meio de um dispositivo colocado na cintura, que é conectado por um tubo de plástico fino a uma braçadeira instalada no braço do paciente.
Caso não ocorra variação da pressão durante anoite, diz-se que o descenso noturno é ausente. Caso a PA caia
“Nas fases profundas do sono, os hormônios que controlam a circulação são produzidos. Assim, pela manhã, os níveis hormonais estão em ordem. Se o indivíduo dorme mal, ele produz menos hormônios que controlam a nossa circulação, e isso pode levar a problemas cardiovasculares como a hipertensão e doenças do coração.