As zoonoses monitoradas por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde são: peste, leptospirose, febre maculosa brasileira, hantavirose, doença de Chagas, febre amarela, febre de chikungunya e febre do Nilo Ocidental.
Zoonoses são doenças transmitidas entre animais e pessoas e que podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos e vírus. Gatos, cachorros, carrapatos, aves, vacas e roedores, por exemplo, podem servir como hospedeiros definitivos ou intermediários desses agentes infecciosos.
Centro de Zoonoses atua na vigilância de animais com doenças que oferecem risco à população.
O CCZ só recolhe animais mortos quando estes forem de interesse em saúde. ... Os animais mortos de interesse em saúde serão recebidos ou em casos excepcionais recolhidos pelo CCZ para realização de diagnóstico de raiva ou de outras zoonoses de importância.
Em 17 de abril de 2008, quando foi sancionada a Lei Feliciano (12.
O QUE ACONTECE COM OS CÃES NA CARROCINHA Há vários casos de canibalismo entre os animais por fome. ... Dentro de sua casa o cachorro está seguro, pois invasão de domicílio é crime punido por lei. Caso seu cachorro desapareça, procure-o no mesmo dia e nos dias seguintes em depósitos de animais apanhados pela carrocinha.
A melhor opção: entregar o cachorro ao lar de adoção/canil Obtenha o número de telefone deles, ligue, e visite-os. Todo o pessoal lá é muito compreensivo e entenderão a sua situação. Lembre-se que não é vergonha tomar essa decisão, o que você não pode fazer é abandoná-lo de qualquer jeito.
A segunda medida a ser tomada é fazer cartazes de “cão encontrado” coloque uma foto que mostre bem o cão para o dono ou alguém que conheça o cãozinho possa identifica-lo. Dê todas as características sobre tamanho, comportamento –se é dócil ou não- diga como a coleira é, caso ele use uma.
Dessa forma, se você tomar a decisão de sacrificar um cachorro doente, escolha um centro veterinário adequado para garantir que o processo não seja doloroso, evitando o sofrimento ainda maior do animal.
O Procura-se Cachorro, perfil disponível no Facebook e no Instagram, funciona como um ponto de encontro de animais perdidos ou encontrados, em todo o Brasil, e é gratuito. Para procurar por seu cão ou gato, é preciso criar um post com os principais detalhes do animal, bairro, cidade, estado e telefone com DDD.