Tente inspirar pelo nariz e pela boca ao mesmo tempo. Inspirar somente pelo nariz não fornecerá todo o ar de que você precisa para cantar, enquanto respirar exclusivamente pela boca ressecará as cordas vocais, afetando a qualidade do som. Sinta o ar entrando tanto pela boca quanto pelo nariz enquanto estiver cantando.
Exercícios para produzir um som similar ao vibrato. Experimente um exercício para o diafragma. Coloque suas mãos no final do peito, onde suas costelas se encontram. Agora, mova as mãos um pouco mais abaixo (na região macia um pouco acima do umbigo).
Exercício para relaxar a garganta O exercício é o seguinte: usando a sílaba “nhe”, um som que traz nossa voz pra frente, devemos erguer um pouco a cabeça, como se estivéssemos bebendo um copo d'água. Nessa posição, dificilmente contraímos algum músculo dessa região.
Para aprender a cantar do zero e ter uma voz linda você terá que dominar uma série de processo em seu corpo como:
A hidratação é a chave para cuidar das pregas vocais. O ideal é ingerir uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas. "Dessa forma, toda a área das pregas vocais fica mais lubrificada", afirma a fonoaudióloga Sonia Salama.
O problema pode ser causado pelo uso inadequado da voz ou como consequência de alguma alteração no organismo, por exemplo, faringite, laringite ou alergias. No entanto, além das causas orgânicas a disfonia pode ter uma relação direta com o psicológico como veremos a seguir.
Alguns sintomas de calo nas cordas vocais são:
Os calos vocais, chamados pelos médicos de nódulos vocais, são pequenos espessamentos das cordas vocais que ocorrem quando há um mal-uso da voz. Ocorrem na população geral, mas com maior incidência em crianças e mulheres.
Resposta. O baixo é o que emite notas mais graves, já o soprano o que emite notas mais agudas. Tenor, contralto e soprano alcançam a frequência de 440 Hz.
A nota vocal mais aguda atingida por um ser humano é G10 por Georgia Brown (Brasil); é inaudível ao ouvido humano e somente captada por ressonadores. No repertório clássico a nota mais aguda para um soprano é um G6 na obra I Popoli di Tessaglia, de Mozart.
O que é necessário para que a voz de uma pessoa seja aguda? ()Ela deve cantar sem estar cansada. ()É necessário que as pregas vocais da pessoa estejam tensionadas ou que elas sejam curtas e finas.