Principais ameaças
Esses problemas ambientais foram intensificados por qual motivo? resposta: Desmatamento, utilização do carvão mineral e chuvas ácida. e o motivo foi o surgimento das sociedades industriais.
Os cinco maiores problemas ambientais do mundo e suas soluções
PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS Poluição das águas: grande quantidade de lixo, derramamentos de combustíveis e tráfego de navios poluem as águas marinhas. Agrotóxicos e fertilizantes poluem o campo. Na cidade, a água é muito desperdiçada e ainda sofre com diversos tipos de poluição gerados pela atividade industrial.
Entre os impactos ambientais causados pela atividade mineradora está a remoção de vegetação em áreas de extração, a poluição dos recursos hídricos pelos produtos químicos utilizados na extração de minérios e a contaminação dos solos por elementos tóxicos.
Contaminação dos solos por elementos tóxicos; Proliferação de processos erosivos, sobretudo em minas antigas ou desativadas que não foram reparadas pelas empresas mineradoras; Sedimentação e poluição de rios pelo descarte indevido do material produzido não aproveitado (rochas, minerais e equipamentos danificados);
O número de trabalhadores da mineração que sofrem com a silicose (doença respiratória que causa fibrose pulmonar pela inalação de partículas contendo dióxido de silício e poeiras minerais), chega a 500 mil nas empresas de extração mineral e garimpo.
Define-se Pneumoconioses para fins de notificação à Saúde, casos de pneumopatias relacionadas à inalação de poeiras em ambientes de trabalho. O termo designa genericamente todas as doenças pulmonares parenquimatosas causadas por inalação de poeiras independente do processo fisiopatogênico envolvido.
Uma doença óssea ou das articulações, uma lombalgia, por exemplo, muitas vezes a empresa considera isso uma doença não relacionada ao trabalho e não comunica”. “O trabalhador tem risco de explosão de gás, de queda, de atropelamento.
Em seguida, apresentam-se os riscos: ergonômico, químico, físicos e biológicos, os quais estão presentes em todas as operações que envolvem a atividade garimpeira. A estes riscos estão associados os agentes: calor, poeira, esforço físico excessivo e quedas.
Trabalhadores da mineração convivem com fatores de risco para agravos à saúde relacionados ao trabalho como as poeiras que causam doenças respiratórias, substâncias químicas associadas ao câncer e, em especial condições propícias para acidentes de trabalho, comumente graves e fatais.
A poeira mineral é um dos agentes físicos que representa maior risco na indústria da mineração, e de acordo com o material lavrado, pode existir outros materiais particulados relevantes do ponto de vista de saúde ocupacional, por exemplo, chumbo e manganês.
1)O carvão cria doenças respiratórias, além de poluir a água que os mineiros tomam durante o trabalho. Mesmo assim muitos países ainda continuam a produzir esse tipo de energia, tão poluidora e arriscada.
NR 22 tem como objetivo principal disciplinar os requisitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho em mineração, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineira com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores.
O transporte em minas a céu aberto deve obedecer aos seguintes requisitos mínimos: • Os limites externos das bancadas utilizadas como estradas devem estar demarcados e sinalizados, de forma visível, durante o dia e a noite; • A largura mínima das vias de trânsito deve ser duas vezes maior que a largura do maior veículo ...