O reflexo da tosse é composto por três fases: inspiratória, de compressão e expiratória14. Na fase inspiratória, o indivíduo realiza uma inspiração rápida e profunda. Na fase de compressão, a glote se fecha e ocorre aumento da pressão intrapleural pela contração dos músculos expiratórios.
Mecanismo Normal da Tosse O mecanismo da tosse pode ser dividido em quatro fases: nervosa, inspiratória, compressiva e explosiva(25).
Na avaliação do paciente com tosse aguda é fundamental identificar, através da história clínica, exame físico e quando necessário de propedêutica, casos de tosse devidos a crise de asma, exacerbação da DPOC, bronquiectasias infectadas e descontrole de rinossinusopatia.
Os impulsos da tosse são transmitidos pelo nervo vago até um centro da tosse no cérebro que fica difusamente localizado na medula. A via aferente é composta por fibras nervosas sensoriais vagais, que estão localizadas no epitélio ciliado das vias aéreas superiores e ramos cardíacos e esofágicos a partir do diafragma.
Ele é causado pela hiperventilação que ocorre no sistema respiratório durante a risada. O estudo que envolveu 235 pacientes com asma constatou que 56% dos pacientes apresentavam a doença induzida pelo riso (LIA), tendo como primeiro sintoma uma tosse que começava 2 minutos após a iniciar o riso.
Quando a tosse não passa A tosse pode ser o sintoma de uma série de doenças, desde as mais comuns como gripe, resfriado e alergia, como algumas mais sérias como tuberculose e até mesmo câncer de pulmão.
Como aliviar o desconforto da tosse seca persistente?
Quando a tosse costuma durar mais de três semanas ou, ainda, quando os quadros de tosse se repetem frequentemente, devem ser investigados mais a fundo pois podem indicar que seja tosse crônica. Doenças como asma, sinusite, tuberculose, entre outras, podem ser as responsáveis por esse quadro.
Gripes, resfriados e alergias são os motivos mais comuns da tosse seca persistente. A tosse é um reflexo do organismo, uma tentativa de expulsar os vírus, fungos e partículas de poeira, fuligem ou outro material alérgico que estiver atacando as vias respiratórias.
A tosse alérgica é caracterizada por ser seca, persistente e irritativa, ou seja, tosse em que não há catarro ou qualquer outra secreção, que acontece várias vezes ao dia, principalmente à noite, e que quando começa parece que não vai parar mais. A pessoa pode possuir alergia respiratória e não saber.
A tosse aguda --que dura até três semanas -- geralmente está relacionada a infecções das vias aéreas superiores ou dos brônquios. Ela costuma ser provocada por problemas simples como gripes e resfriados ou alergias, mas também pode aparecer em crises de asma e bronquite.
Em um reflexo, o corpo tenta expulsar qualquer elemento que esteja causando uma possível inflamação ou irritação com a função de proteger o pulmão. Existe a tosse aguda, que é passageira e dura até três semanas; e a tosse persistente, quando dura mais de três semanas. Nesse caso, é preciso procurar um médico.
O sal pode ser um ótimo remédio caseiro para tosse. Embora pareça relativamente simples, um gargarejo de água e sal pode ajudar a aliviar a tosse por infecção bacteriana, pois funciona como um bactericida. Misturar 1/4 a 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna pode ajudar a aliviar a irritação.
A tosse seca geralmente é provocada pela irritação causada pela fumaça dos cigarros, por agentes irritantes presentes no ar, por alergias a poeira, pelos de animais, pólen, entre outros, por gotejamento nasal ou mesmo pela asma. Muitas doenças pulmonares crônicas também podem ser as causas desse sintoma.
Bom, quando a resfriado comum, eles duram uma semana, no seu caso que refere 3 semanas de sintomas respiratórios, pode estar acontecendo uma sinusite, alergia, rinite ou até pneumonia, então necessitará buscar por consulta médica para avaliação clínica.
O que fazer: para recuperar mais rapidamente de uma gripe ou resfriado deve-se ficar de repouso, beber cerca de 2 litros de água por dia, fazer uma alimentação adequada e evitar alterações bruscas de temperatura.
3 a 7 dias na maioria dos casos, mas em 1/4 dos pacientes, a doença persiste por até 14 dias. 2 a 5 dias, mas a tosse e o cansaço podem durar semanas para desaparecer. Inicia-se 12 a 24 horas após o primeiro contato com o vírus, mas o pico ocorre entre o 2º e 4º dias de sintomas.
Quando o refluxo atinge a laringe, faringe, árvore traqueobrônquica e pulmões, os sintomas podem ser tosse seca ou com secreção, rouquidão, dor no tórax que pode parecer infarto, pigarro e sensação de irritação freqüente na garganta. Menos comumente pode ocorrer asma e pneumonias.
Os sintomas associados incluem:
Gargarejo com água morna e sal Para isso, serão necessárias uma xícara de água morna e meia colher de chá de sal. Depois, esquente a água até que fique morna e misture com sal. Basta fazer o gargarejo e repeti-lo no máximo três vezes ao dia, conforme o necessário, sem ultrapassar esse limite.
7 remédios caseiros para dor de garganta