O palato mole é limitado: Superiormente pela mucosa respiratória da cavidade nasal. Inferiormente pela mucosa da cavidade oral. Posteriormente ele não possui limites, encontrando-se suspenso em um ângulo inferior em direção à laringe, onde ele prende a úvula em sua linha média.
Vamos agora definir os limites do istmo das fauces (comunica a cavidade bucal com orofaringe) que são, superiormente, a úvula, inferiormente, o dorso da língua e lateralmente, os arcos.
A papila incisiva, localizada abaixo do forame incisivo, é uma estrutura anatômica propensa a traumas que podem vir a apresentar sinais de infl amação, gerando confusão e erros de diagnóstico, caso não seja realizado um exame clínico detalhado, levando, assim, o paciente a uma terapia inadequada.
O palato duro separa as cavidades oral e nasal, limitando a cavidade oral superiormente e formando o teto da boca e o assoalho da cavidade nasal, inferiormente. Essa estrutura óssea é constituída de três ossos do crânio, a maxila e o par de ossos palatinos.
Enquanto que o palato duro serve para oferecer uma certa resistência à língua durante a mastigação e a deglutição, o palato mole encarrega-se de bloquear a passagem dos alimentos para as fossas nasais no momento de os engolir.
A estrutura oriunda da fusão dos dois processos nasais mediais denomina-se palato primário, ou segmento intermaxilar, definição esta, que reflete sua localização entre os processos maxilares em crescimento.
Componentes
Procedimentos estéticos para afinar o rosto