a) O raio atómico do potássio (19K) é maior. Justificação: Sendo que o raio atómico aumenta ao longo do grupo e estando estes dois elementos no mesmo grupo (1° grupo/grupo dos metais alcalinos), o elemento com o maior número atómico tem o maior raio atómico pois estão no mesmo grupo.
Hélio
Dentre os elementos que precisam de menos energia de ionização estão os metais alcalinos, por exemplo, o potássio. Os gases nobres, em geral, são aqueles que requerem uma energia de ionização mais alta, por exemplo, o argônio.
Dentre todos os elementos da tabela, os halogênios (elementos do grupo 7A) são os que possuem maiores valores absolutos de afinidade eletrônica, ao contrário dos metais do grupo 1A (alcalinos).
oxigênio
Por isso, os elementos com menores temperaturas de fusão e ebulição estão situados na parte superior da Tabela. A única exceção é o carbono, que possui um ponto de fusão igual a 3550 ºC e um ponto de ebulição igual a 4287ºC.
O carbono, elemento da tabela periódica representado pela letra C, deveria, por conta da posição na tabela periódica, ter um ponto de fusão baixo.
Nos processos de transição de fase, como a fusão e evaporação, a temperatura permanece constante apesar de se estar fornecendo calor ao sistema. ... Durante o processo de fusão ou vaporização, a temperatura permanece constante, mas o arranjo dos átomos e moléculas é modificado.