Informação nutricional da mandioca
Possui grande valor nutricional e diversas formas de consumo. A mandioca cozida contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. É uma rica fonte de calorias e carboidratos ---o alimento in natura cozido possui 125 calorias e 30 g de carboidratos em 100 g.
Fazendo justiça, porém, precisamos avisar que a abundância em energia traz um efeito colateral: 100 gramas de mandioca têm quase três vezes mais calorias que a mesma porção de batata – são 160 calorias contra 58. Só que isso não deve assustar quem se preocupa com o peso.
A mandioca (aipim ou macaxeira) é um alimento rico em fibras, vitaminas e carboidratos, que garante muita energia para o nosso corpo. Essa raiz tuberosa possui propriedades que ajudam a aumentar os níveis de serotonina (responsável pela sensação de bem estar) no nosso cérebro.
Atente-se aos carboidratos Para que os carboidratos tenham efeito positivo no treino, o mais indicado é consumir os alimentos dessa categoria entre 4 e 2 horas antes da prática da atividade. Os alimentos mais indicados são: mandioca, batata-doce, tapioca e frutas.
O consumo da farinha pode desencadear um processo conhecido como glicação, em que as flutuações dos níveis de açúcar na corrente sanguínea dificultam a conversão de proteínas em energia. Isso favorece processos inflamatórios relacionados a doenças cardiovasculares e a problemas como artrite.
Por outro lado, é um alimento pouco processado que possui minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio que ajuda a equilibrar a refeição. Porém, essa farinha tem índice glicêmico médio, no valor de 61, não contém glúten e é feita a partir da mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira.
Sim! Pode e deve! O que não deve comer são carboidratos em excesso. A grande questão na alimentação de quem tem diabetes é a quantidade de carboidrato ingerida em cada refeição.
MITO: A pessoa com diabetes não pode comer pão francês, cuscuz ou tapioca, tem que trocar tudo por biscoitos tipo água e sal ou cream cracker.
Sim. O leite sem lactose é destinado para aqueles que possuem intolerância à lactose (deficiência da enzima lactase no organismo), e o leite desnatado é aquele sem gordura. Então se o paciente diabético não possui intolerância à lactose (carboidrato contido no leite), pode consumi-lo sim.
Todo o leite de vaca contém carboidratos, e é importante que as pessoas com diabetes levem isso em conta em suas contagens de carboidratos. No entanto, o leite desnatado pode ser uma opção com baixo teor de gordura e menos calorias para pessoas que não são intolerantes à lactose e preferem o leite de vaca.