Os flavonoides estão presentes em frutas como uva, morango, maçã, romã, blueberry, framboesa e em outras de coloração avermelhada; em vegetais como brócolis, espinafre, couve e cebola; em cereais e sementes, como nozes, soja, linhaça; além de serem encontrados em bebidas, como no vinho tinto, chás, café e cerveja, e ...
Reação de Shinoda Colocar cerca de 2 ml do extrato alcoólico em um tubo de ensaio e adicionar mais ou menos seis fragmentos de Mg metálico; Adicionar 1 ml de HCl conc., observando se desenvolve coloração.
Os polifenóis são uma classe de compostos bioativos encontrados nos vegetais com propriedades anticâncer, anti-inflamatórias e antioxidantes. As pesquisas, nas últimas décadas, apontaram para o papel dos alimentos funcionais na promoção da saúde e prevenção de doenças – nesse cenário, os polifenóis são peças chaves.
Embora todas as frutas vermelhas contenham uma dose vigorosa de polifenóis, os mirtilos (blueberries) são os mais ricos da lista. A fruta é fonte de antioxidantes de combate aos radicais livres que protegem o corpo de vários tipos de doenças crônicas.
Os polifenóis são compostos orgânicos encontrados principalmente em plantas e frutas, que têm a função de protegê-los contra insetos, radiação ultravioleta e infecções microbianas.
Significado de polifenol [Química] Substância que possui várias funções fenol. Etimologia (origem da palavra polifenol). Poli + fenol.
Os alimentos mais ricos em polifenóis são cravo-da-índia, anis estrelado, cacau em pó, orégano seco, chocolate amargo, farinha de linhaça, castanha, mirtilo, alcachofra, café, morango, amora preta, ameixa, chá preto, chá verde, maçã, vinho tinto, iogurte de soja, azeitonas pretas, espinafre, nozes, feijões pretos, ...
Os polifenóis são compostos presentes no vinho que possuem propriedades anticancerígena, anti-inflamatórias e antioxidante. ... Ou seja, resveratrol nada mais é que um tipo de polifenol. É o resveratrol que está presente no vinho que faz bem à saúde.
Lectinas Os feijões, lentilhas, grãos-de-bico, ervilhas, amendoins, soja e seus derivados proporcionam uma boa quantidade de proteína, são ricos em fibra e produzem uma sensação de satisfação.
Temperar o feijão com sal e outros temperos salgados pode prolongar a vida útil do alimento - tanto fora quanto dentro da geladeira. É possível que ela se estenda, inclusive, para a semana toda! Afinal, o sal atua como um conservante natural nos alimentos estendendo o seu período de validade.
"Couve, bertalha, rúcula e os alimentos verde escuros são ótimos porque alcalinizam o pH do estômago e equilibram a acidez", diz. Ela também indica uma alimentação mais simples, como arroz, feijão, grãos, peixe ou frango.