EQST

Quais As Principais Consequncias Do Renascimento Comercial E Urbano?

Quais as principais consequncias do renascimento comercial e urbano? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais as principais consequências do renascimento comercial e urbano?

Resposta. A grande consequência do Renascimento comercial e urbano foram foi o renascimento cultural, o crescimento das cidades, a formação das metrópoles e o surgimento dos primeiros estados modernos europeus, a exemplo de Portugal e Espanha.

Qual a importância das feiras medievais para o desenvolvimento do comércio?

O desenvolvimento das atividades comerciais nas feiras foi fundamental para a introdução da moeda como base de troca (compra e venda) de mercadorias. Como as feiras passaram a exercer o intercâmbio entre os diferentes lugares do continente europeu e do mundo, diferentes moedas eram utilizadas nas negociações.

O que deu origem às feiras?

As feiras medievais surgiram com o declínio do sistema feudal na Idade Média e o desenvolvimento dos burgos, nome dada as cidades medievais que, anteriormente pertenciam aos senhores feudais e, com o passar do tempo e o surgimento de uma nova classe social, a burguesia, elas foram se desenvolvendo durante o período ...

O que eram as feiras e qual a sua importância para o renascimento comercial?

As feiras medievais serviam para facilitar o comércio entre os habitantes dos burgos e a população em geral, de modo que expandiram o seu poder econômico. ... Isto colaborou, ainda, para a expansão econômica da Europa e para a prosperidade dos povos que a habitavam.

O que foi o renascimento comercial Brainly?

Olá. O renascimento comercial foi o estopim da ascenção da classe burguesa, que começava a se divergir dos princípios do feudalismo (produção de subexistência, sem excedentes). Durante esse período, instalaram-se medidas congruentes (de peso, comprimento etc) e se revigorou a existência de uma moeda de troca.

Qual foi a importância dos Burgos para o comércio medieval?

Os burgos (cidades com muros) se desenvolveram economicamente e ampliaram de tamanho. Dos burgos surgiram os burgueses (a nova classe social, chamada burguesia), importantes comerciantes que foram fundamentais para o desenvolvimento da mentalidade capitalista.

Qual a importância das cidades para o renascimento?

Resposta. o desenvolvimento do renascimento na Itália foi favorecido pelo importante crescimento comercial e urbano que ocorreu em várias cidades do norte da Itália a partir do século XIV. ... a região italiana estava dividida e as cidades possuíam soberania.

Qual é a importância das cruzadas?

As Cruzadas tiveram consequências de grande importância para a história mundial. Reabriram a navegação do Mediterrâneo aos europeus e dinamizaram as relações comerciais entre o Ocidente e o Oriente.

Como as cruzadas estão relacionadas ao crescimento do comércio?

O movimento provocado pelas Cruzadas trouxe o crescimento das rotas comerciais entre o oriente e o Ocidente, pelo mar Mediterrâneo, assim como das rotas localizadas no interior da própria Europa. A intensa atividade comercial, por sua vez, favoreceu o desenvolvimento das cidades.

Quais os aspectos das Cruzadas que contrariam seu caráter religioso?

As Cruzadas contribuíram para abalar a relação entre cristãos e muçulmanos e resultou no aumento da intolerância religiosa entre as partes. Uma consequência disso foi a tomada de Constantinopla pelos turco-otomanos em 1453, que foi o resultado do contra-ataque do Islã ao Cristianismo.

Qual é a principal consequência das cruzadas do ponto de vista religioso?

A principal consequência das cruzadas foi o aumento das tensões entre cristãos e muçulmanos na Baixa Idade Média.

Quais foram as principais consequências das cruzadas?

Apesar de não terem alcançado totalmente seu objetivo religioso, as Cruzadas promoveram grandes mudanças em toda a Europa, como a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio europeu.

O que foram as Cruzadas e quais as suas consequências?

expedições militares e religiosas que tinham como objetivo retomar a cidade de Jerusalém dos muçulmanos. Algumas consequências foram enfraquecimento do sistema feudal, esvaziou os campos e as cidades o retorno do comercio com o oriente.

Quais foram as consequências das Cruzadas Brainly?

Esse movimento teve como consequência a reaproximação do Ocidente e do Oriente, a retomada do comércio, a reabertura das rotas comerciais, além da troca de cultura entre diversos povos da África e Oriente Médio com a Europa.

Quais foram as conquistas das cruzadas?

As Cruzadas foram expedições militares organizadas a partir da convocação da Igreja Católica para reaver o controle de Jerusalém e outros locais da Terra Santa (Palestina). A Primeira Cruzada, organizada entre 1096 e 1099, resultou na conquista da cidade de Jerusalém e na fundação de reinos cristãos na Palestina.

Quais foram as consequências econômicas das cruzadas?

As consequências econômicas das Cruzadas foi a reabertura e retorno da exploração de rotas comerciais, sobretudo, entre a Europa e a Ásia, causando o ressurgimento de centros comerciais, aumentando a urbanização. Além disso, a burguesia começou a se formar e ganhar notoriedade econômica e social na sociedade européia.

Qual das alternativas abaixo aponta uma das principais conseqüências econômicas das cruzadas?

Qual das alternativas abaixo aponta uma das principais consequências econômicas das Cruzadas? A - O fortalecimento do modo de produção feudal.

Qual das alternativas abaixo define melhor o que foram as Cruzadas medievais *?

Qual das alternativas abaixo define melhor o que foram as Cruzadas Medievais? A - Foram organizações comerciais com objetivo de expandir o comércio entre Ocidente e Oriente na Idade Média.

Quais eram os objetivos dos nobres ao tomarem parte das cruzadas?

Resposta. Resposta: e) Conquistar terras e riquezas que haviam nesses territórios.

Quais os efeitos das Cruzadas para a Europa positivos e negativos?

Do ponto de vista religioso as cruzadas fracassaram, do ponto de vista econômico elas tiveram um papel importante no desenvolvimento comercial, com o fim da dominação árabe no Mar Mediterrâneo. As cruzadas conseguiram restabelecer as relações europeias com o norte da África e a Ásia.

Quais são as principais características das cruzadas?

Sempre abrir. As Cruzadas foram movimentos militares cristãos em sentido à Terra Santa com a finalidade de ocupá-la e mantê-la sob domínio cristão. ... No Oriente Médio, contudo, eram chamadas de invasões francas, em função da maioria dos cruzados serem provenientes do Império Carolíngio e de se autodenominarem francos.

Qual o objetivo das Cruzadas Brainly?

As Cruzadas foram expedições com fins religiosos, militares e econômicos, que ocorreram entre os séculos XI e XIII, empreendidas pelos cristãos contra os muçulmanos. Seu objetivo oficial era “libertar” Jerusalém, a Terra Santa, então sob domínio turco.

O que podemos depreender das cruzadas dos Reis?

Também conhecida como Cruzada do Reis, a Terceira Cruzada aconteceu na Europa, durante a Idade Média, entre os anos de 1189 e 1192. ... O objetivo principal dos cristãos na Terceira Cruzada era reconquistar a Terra Santa (Jerusalém) que se encontrava em posse dos muçulmanos.