Esta técnica pertence a família de amostras probabilísticas e consiste em dividir toda a população ou o "objeto de estudo" em diferentes subgrupos ou estratos diferentes, de maneira que um indivíduo pode fazer parte apenas de um único estrato ou camada.
Consiste em dividir a população em subgrupos (estratos) que denotem uma homogeneidade maior que a homogeneidade da população toda, sob a análise de variáveis de estudo. ... Uma amostra estratificada proporcional garante que cada elemento da população tenha a mesma probabilidade de pertencer à amostra.
Amostra Estratificada. Esse tipo de amostragem é usado quando o pesquisador quer realçar subgrupos específicos com a população.
A amostragem estratificada consiste em especificar quantos elementos da amostra serão retirados em cada estrato. ... Na amostragem estratificada uniforme, sorteia-se igual número de elementos em cada estrato.
Usada quando a população divide-se em sub populações (estratos) razoavelmente homogêneos. A amostragem estratificada consiste em se especificar quantos itens da amostra serão retirados de cada estrato. Ilustração de uma amostragem estratificada proporcional.
A amostragem casual simples é o método básico de seleção probabilística em que, na seleção de uma amostra composta de n unidades de amostra, todas as possíveis combinações das n unidades teriam as mesmas chances de ser selecionadas. ... As unidades de amostra podem ser selecionadas com ou sem reposição.