A reestruturação dos processos de trabalho com a utilização de dispositivos e metodologias que favoreçam a integração da vigilância, prevenção, proteção, promoção e atenção à saúde, tais como linhas de cuidado, clínica ampliada, apoio matricial, projetos terapêuticos, protocolos etc.
Indicadores de segurança do trabalho são ferramentas estatísticas utilizadas para medir ou dimensionar eventos de interesse nesse segmento, em especial para a prevenção de acidentes. Sua importância reside, portanto, na capacidade de mostrar como as coisas estão indo quanto à segurança no ambiente de trabalho.
Nas organizações, os indicadores de desempenho (KPIs) são ferramentas que acompanham o progresso de determinada atividade em direção a objetivos de negócio específicos. No caso do departamento de segurança do trabalho, os KPIs vão muito além do que simplesmente medir o número de acidentes.
O Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (SGSST) proporciona um conjunto de ferramentas que potenciam a melhoria da eficiência da gestão dos riscos da Segurança e Saúde do Trabalho (SST), relacionados com todas as actividades da organização.