As principais características dessa fase foram:
Escola literária marcada pela inovação e revolução Representado por grandes nomes como Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Branquinho da Fonseca, Alves Redol e José Régio, o Modernismo Português nasceu com três fortes e principais características: a revolução, a inovação e a ousadia.
Modernismo em Portugal
Características. Escândalo, provocações, influências das correntes estéticas que se desenvolviam na Europa, especialmente o Futurismo e o Cubismo, motivaram o lançamento da revista, bem como o movimento vanguardista em Portugal. Essas são as marcas da Revista Orpheu.
O marco inicial do modernismo português foi a publicação da revista Orpheu, em 1915, influenciada pelas grandes correntes estéticas europeias, como o Futurismo, o Expressionismo, etc., reunindo Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro e Almada Negreiros, entre outros.
O Orfismo foi o movimento literário que inaugurou o modernismo em Portugal. Entre seus fundadores, estão os poetas Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros. O que é propriamente revista em sua essência de vida e cotidiano, deixa-o de ser ORPHEU, para melhor se engalanar do seu título e propôr-se.
Presencismo foi um movimento artístico literário que marca a segunda fase do modernismo português. Em Portugal, o movimento literário conhecido como Modernismo dividiu-se em dois períodos: o primeiro, que recebeu o nome de "Orfismo" (1915-1927), e o segundo, denominado "Presencismo" (1927-1939).
O Modernismo em Portugal costuma ser dividido em duas partes, Orfismo (primeira geração) e Presencismo (segunda geração), muito embora alguns estudiosos considerem os movimentos neorrealistas e surrealistas como vertentes modernistas.
Na Literatura, o neorrealismo corresponde à segunda geração do modernismo, com temáticas notadamente nacionalistas e regionalistas. De tal modo, as obras de caráter realista e naturalista foram destacadas pelo realismo social, a prosa de ficção, o romance e a poesia social de 30.
[ Cinema, Literatura ] Corrente artística e literária, de meados do século XX, muito marcada por ideologias políticas de esquerda, que procurou descrever e representar a realidade social das classes trabalhadoras. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: neorrealismo.
O Neorrealismo, ou realismo novo, foi uma corrente artística que apareceu no início do século XX. Muito ligada aos movimentos de esquerda, como o socialismo, propunha que as artes refletissem a realidade. Esse foi um movimento de vanguarda, sendo que influenciou literatura, música, pintura e até o cinema.
O autor Graciliano Ramos não faz grandes inovações linguísticas, o foco dele é na narrativa. Como o importante é o retrato da situação do homem nordestino, os floreios na linguagem são evitados. O estilo de escrita é claro e conciso. Em certos trechos, lembra o modo de fala mais rude do interior que Ramos retrata.
Vidas Secas é um profundo retrato da sociedade brasileira, sobretudo de seus problemas sociais. Dessa forma, Graciliano traça uma crítica social retratando as dificuldades encontradas por uma família pobre de retirantes. Eles tem de conviver constantemente com a miséria e a seca que assola o sertão nordestino.
Romance
Onde mostra as diversas dificuldades da família ao longo da trama desde os desejos de Sinhá vitória de ter uma vida melhor com a família, de Fabiano de querer que seus filhos fossem fortes como ele para superar os desafios da seca e vai até mesmo mostrando que até os "amigos da família" como o papagaio tiveram que ser ...
Fabiano é bruto e duro como a terra seca do sertão e sua linguagem acompanha isso, ele está sempre dividido entre a revolta e a passividade, sendo que predomina a segunda devido à linguagem escassa que possui.
Resposta. A pobreza do sertanejo nordestino, sua exploração pelos donos das terras e a migração, o abandono dos pobres, chamados de retirantes, de sua terra por causa da seca.
E ele Fabiano era como a bolandeira, não sabia por que, mas era”. A limitada linguagem de Fabiano é, assim, expressão da vida miserável e mesquinha, limitada, a que ele e os seus estão sujeitos. Uma vida que faz dele uma coisa entre outras, sem ter o direito de expressar vontades ou sentimentos.
Resposta. Resposta: um homem,simples, humilde e cm pouco a oferecer mas muito para dar.
Resposta. Explicação: Fabiano se considerava um "cabra" e não um "homem" por causa de sua condição de vida, por ser um homem da roça, sem estudo e que não sabia como se comunicar direito, assim no trecho mostra uma submissão que ele tinha diante as pessoas que sabiam ler e escrever.
FABIANO – vaqueiro rude e lacônico. É o chefe da família dos retirantes. O nome do personagem já indica rusticidade e rudeza (o Dicionário Aurélio dá como sinônimos possíveis da palavra fabiano: “indivíduo inofensivo; pobre-diabo”).
Tomás de Bolandeira – Aparece somente por meio de evocações, é tido como referência por Fabiano e Sinhá Vitória.
Fabiano, apesar da casca grossa, ainda mantinha um caráter genuíno. É perceptível que a rudez de Fabiano foi forjada no sofrimento e, bastou um rompante, um insight, para que ele pudesse repensar suas atitudes com o filho.