O tálamo contém diversos núcleos: anterior, dorsomedial, lateral dorsal e lateral posterior, pulvinar, ventral anterior, ventral lateral, ventral posterior lateral e medial, intralaminares, da linha média, reticulares, e os geniculados laterais e mediais.
Diencéfalo
O parkinsonismo caracteriza-se, portanto, pela disfunção ou morte dos neurónios produtores da dopamina no sistema nervoso central. O local primordial de degeneração celular no parkinsonismo é a substância negra, presente na base do mesencéfalo. Embora seja mais comum em idosos, a doença também pode aparecer em jovens.
A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, que é um neurotransmissor (substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas).
O movimento pode ser causado por alterações hormonais, uso de remédios e até estresse. Diagnóstico: é clínico, feito durante a consulta médica. Alguns exames, como ressonância magnética do crânio, podem identificar sinais específicos da doença.
Aparentemente, trata-se de uma simples colher com ar infantil, um cabo generoso, para segurar o utensílio com o punho, no qual se esconde um mecanismo e a bateria que reduz os tremores que sofrem os doentes de Parkinson.
O tremor essencial é o tremor de alta frequência e baixa amplitude, isso significa que a pessoa treme com movimentos curtos e rápidos, normalmente durante alguma ação delicada, como escrever, pintar, pegar uma xícara na asa dela ou apontar um laser point.
O espasmo hemifacial é um espasmo voluntário indolor de um dos lados do rosto devido à disfunção do 7º nervo craniano (facial) e/ou da área do cérebro que o controla (chamada centro ou núcleo).
Entretanto, existem outras causas para o aparecimento de tremor no corpo, tanto desencadeadas por momentos de ansiedade, consumo de substâncias estimulantes, ou provocadas por doenças neurológicas e musculares, sendo que as principais são a doença de Parkinson, o tremor essencial e o tremor fisiológico exacerbado.
Os tremores podem ser ocasionados por encefalites, afetando o cerebelo, por sequelas de cinomose, intoxicações, distúrbios metabólicos como a hipoglicemia e a hipocalemia, entre outros.