Porém o paramecium não causa nenhuma doença. A sua característica mais marcante é a presença de cílios por toda a membrana celular. Além disso possuem um vacúolo alimentar que auxilia tanto na osmorregulação quanto na alimentação.
Protozoário que se locomove por cílios, de vida livre, unicelular, portador de corpo translúcido e achatado. Reproduzem-se por divisão simples e são visíveis ao microscópio óptico. Palavra-chave: protozoários, Paramecium caudatum, ciliophora, dulcícolas, cissipariedade.
O corpo das paramécias é coberto de cílios simples, mas o sulco oral (a "boca") contém pequenos cílios orais compostos, que são típicos da ordem Peniculida. As paramécias habitam em ambientes de água doce, salobra e marinha, e também são facilmente encontradas em poças d'água e em locais com água parada.
[ Química ] Que tem osmolaridade baixa; que tem a concentração do soluto menor do que a concentração do solvente (ex.: meio hipotónico ). Grafia no Brasil: hipotônico.
Em Paramecium e em outros ciliados, os extrussomos estão em forma de garrafas, conhecidos por tricocistos, e alternam-se com os alvéolos. Esses tricocistos funcionam na defesa contra predadores.
A função do micronúcleo é manter a estabilidade genética e garantir que os genes desejáveis sejam transmitidos para a próxima geração. É também chamado de linha germinativa ou núcleo generativo.
Os tricocistos filamentosos em Paramecium e outros ciliados são descarregados como filamentos compostos por um caule com estriações cruzadas e uma ponta. Os toxicistos (em Dileptus e certos protozoários carnívoros) tendem a estar localizados ao redor da boca.
Por fim, temos os vacúolos pulsáteis, também denominados de vacúolos contráteis. Essa estrutura é encontrada em alguns protistas de água doce, tais como os paramécios e euglenas. A função dessa organela é eliminar o excesso de água que entra nesses organismos por osmose ou que foi absorvida com o alimento.
Os vacúolos contráteis são aqueles que apresentam como função bombear o excesso de água presente no interior da célula para fora dela. Essa estrutura está presente em eucariontes unicelulares que vivem em ambientes aquáticos de água doce, como as amebas. ... Além disso, esse vacúolo é também responsável pela excreção.
Os contráteis, ou também com função pulsátil, são característicos de alguns protozoários (paramecium), que são responsáveis pelo equilíbrio osmótico, eliminando o excesso de água.
(FUVEST) - Protozoários Por que esta organela geralmente não existe nos protozoários marinhos? Resolução: O vacúolo pulsátil ou contrátil tem a função de realizar o equilíbrio osmótico (osmorregulação). A água doce é meio hipotônico em relação ao protozoário e, por osmose, a água é absorvida.
Os protozoários de água doce, em geral, possuem vacúolos pulsáteis, que constantemente se enchem de água e se esvaziam, eliminando água para o meio externo. Já os protozoários de água salgada raramente apresentam essas estruturas.
As suas células absorveriam água por osmose e explodiriam, por não ter os vacúolos para armazenar e depois eliminar.