A linhaça é uma grande aliada para quem quer emagrecer. As fibras presentes na casca da semente controlam os níveis de glicose no sangue – o que promove saciedade e reduz o acúmulo de gordura corporal. O Ômega também auxilia na redução do apetite.
A semente de linhaça ajuda a emagrecer, previne doenças cardiovasculares, substitui outros alimentos, deixa suas refeições mais nutritivas e saborosas, além de ser uma fonte de magnésio, que ajuda a controlar a diabetes.
No entanto, de forma geral, é recomendado o consumo de 1 a 2 cápsulas 2 vezes ao dia, ou 1 a 2 colheres de sopa, de preferência antes das refeições para que a absorção do óleo seja maior e, assim, a pessoa possa usufruir de mais benefícios. Confira mais benefícios da linhaça para a saúde.
A semente de linhaça não contém glúten, tem um custo baixo e um sabor agradável. Não existe uma recomendação padrão para o seu consumo, mas muitos estudos indicam 1 a 2 colheres de sopa por dia.
Podemos citar o caso de pessoas com esclerose sistêmica que por vias gerais não devem ingerir sementes de linhaça, pois seu consumo pode causar obstrução intestinal, ou também a conhecida prisão de ventre.
De acordo com especialista a linhaça possui as seguintes contra-indicações: obstruções digestivas e íleo paralítico. A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais rico em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6.
Chia, linhaça e semente de girassol, ricas em ômega 3, são algumas das sementes que auxiliam na prevenção e no combate à hipertensão, doença crônica silenciosa que pode ter consequências graves e levar à morte por ocorrência de infarto ou derrame.
Pode comer semente de chia sim, porém tudo que é em excesso não é recomendado, adição de chia na dieta está relacionada à prevenção do envelhecimento precoce.
Ela pode ser encontrada como semente, farinha ou apenas óleo. O consumo da semente inteira é ideal para aproveitar todo o teor de fibras. Já na semente triturada ou moída é possível aproveitar apenas parte das fibras – além das vitaminas, minerais e o óleo presente em seu interior, que será liberado.
Uso no tratamento da prisão de ventre É por isso que uma das formas mais recomendadas para consumir as sementes como o objetivo de aliviar a prisão de ventre é submergindo uma quantidade considerável de sementes em um copo de água durante toda a noite, e no outro dia beba em jejum a água e as sementes.
Por isso, apesar de ser um pouco calórica, é uma ótima pedida acrescentá-la em frutas, iogurtes, vitaminas e mingaus (uma colher de sopa). Já as sementes de chia e linhaça podem ser salpicadas em sopas, massa de panqueca, saladas e no que mais preferir.
Juntos, os dois grãos são a associação ideal de fibras para uma dieta balanceada. De um lado a linhaça dourada, que ajuda a diminuir o apetite e estimular o intestino preguiçoso.
“A melhor forma de consumo é a chia hidratada. Isso porque, assim como os grãos, as sementes secas possuem substâncias antinutricionais que, a longo prazo, podem ser ruins para o corpo. Deixá-la de molho (na água) despreza essas substâncias”, afirma Luanna.
12 - Quantidade recomendada de chia: Os especialistas dizem que não há uma quantidade diária estabelecida para o consumo da chia. No entanto, estudos conduzidos em humanos que obtiveram resultados positivos utilizaram 25 g da semente, aproximadamente duas colheres de sopa, uma vez ao dia.
Alimentos são ricos em fibras, que promovem a saciedade e o bom funcionamento do intestino. A aveia, a linhaça e a chia estão na lista dos grãos que enriquecem nutricionalmente sua dieta. São alimentos ricos em fibras, que promovem a saciedade e colaboram com o bom funcionamento do intestino.
Por outro lado, a chia uma quantidade maior cálcio, manganês e fósforo, além disso, a chia tem sido mais recomendada para as mulheres em idade fértil e com sintomas no ciclo menstrual. Outra vantagem é a sua durabilidade e digestibilidade, ela não precisa ser triturada como a linhaça, podendo ser consumida inteira.
Esse superalimento irá turbinar o seu lanche: "A chia ainda é uma semente com alta capacidade de formação de gel. Uma boa dica é adicioná-la ao iogurte 1 hora antes do consumo e deixá-lo na geladeira, para aqueles que preferem o iogurte com uma consistência mais firme.