A Era colonial da literatura brasileira começou em 1500 e vai até 1808. É dividida em Quinhentismo, Seiscentismo ou Barroco e o Setecentismo ou Arcadismo. Recebe esse nome pois nesse período o Brasil era colônia de Portugal.
Escolas da Era Colonial
A Era Nacional é representada pelas seguintes Escolas Literárias: Romantismo (de 1836 a 1881); Realismo e Naturalismo (de 1881 a 1922); Parnasianismo (1882 a 1922)...São elas:
Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.
Na Era Colonial estão reunidas as escolas literárias do Quinhentismo (1500), Barroco (1601) e Arcadismo (1768). Na Era Nacional estão: o Romantismo (1836), Realismo/Naturalismo/Parnasianismo (1881), Simbolismo (1893), Pré-Modernismo (1902) e o Modernismo (1922).
Esse período é representando pelas seguintes escolas: Quinhentismo (de 1500 a 1601);...Representam o período as seguintes escolas:
A Era colonial da literatura brasileira começou em 1500 e vai até 1808. ... É considerado um momento inerte da literatura brasileira, marcado pela chegada da Missão Artística Francesa, em 1816, contratada por Dom João IV. A Era Nacional da literatura brasileira começa em 1836 e dura até os dias atuais.
Arcadismo (1768 – 1808) A última das escolas literárias da era colonial. O arcadismo se caracterizava pela exaltação à natureza, a linguagem simples e, igualmente, a simplicidade dos temas abordados. Entre os principais autores destacam-se Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Santa Rita Durão.
Esse movimento corresponde ao nascimento da literatura brasileira. O marco inicial é o poema épico Prosopopéia (1601), de Bento Teixeira. Mas é Gregório de Matos o maior representante do gênero. Sua poesia lírica, bastante influenciada por Camões, Gôngora e Quevedo, se subdivide em amorosa, reflexiva e religiosa.
O Quinhentismo representa a primeira manifestação literária no Brasil que também ficou conhecida como "literatura de informação". É um período literário que reúne relatos de viagem com características informativas e descritivas.
Quinhentismo é um período da literatura brasileira que vai de 1500 a 1601. Está, portanto, inserido no contexto das Grandes Navegações e da Contrarreforma Católica. ... A obra mais importante desse período é A carta de Pero Vaz de Caminha, considerada a Certidão de Nascimento do Brasil.
O Quinhentismo é o nome dado a todas as formas de expressões literárias ocorridas no Brasil durante o século 16. O quinhentismo representa a visão dos europeus que aqui chegaram acerca da colônia, dos índios e das riquezas naturais. ... Isso ocorre porque tais formas de literatura informavam aos europeus como era o Brasil.
A visão do homem europeu sobre o Brasil é a marca do Quinhentismo, um movimento literário que teve início em 1500. Isso porque foi no século XVI que os portugueses encontraram o território além-mar. No contexto das grandes navegações, o intuito principal era conquistar territórios e os tornar colônias de Portugal.
Também chamado de Literatura dos Jesuítas, a literatura de catequese corresponde a segunda fase do movimento literário quinhentista. Ou seja, foi o período de 1500, com o descobrimento do Brasil, que se deu início aos escritos e textos da literatura brasileira.
Características da Literatura Jesuítica
Literatura. O Classicismo foi um movimento cultural que fez parte do Renascimento europeu, durante os séculos XV e XVI. Como o próprio nome aponta, a proposta do Classicismo era um retorno às formas e temas da Antiguidade Clássica, ou seja, Grécia e Roma antigas.
As caraterísticas do arcadismo refletem a simplicidade por meio da exaltação na natureza proposta pelos arcadistas. Dessa forma, os escritores árcades estavam preocupados em demostrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos.
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.
As principais características do barroco literário brasileiro são:
O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.
Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos. Já na arte, é possível apontar as obras do famoso escultor Aleijadinho, do pintor Mestre Ataíde e do maestro Lobo de Mesquita.
Resposta: Com certeza em MINAS GERAIS. Explicação: em MINAS GERAIS tinha o cedro e a pedra-sabão isso ajudou paara adquirir características na arte barroca, pois são características importantes de lá.