Se você usar a mesma lógica para os 7 acordes (derivados das 7 notas) você terá o Campo harmônico em tríades conforme tabela abaixo:
Dica 2 para decorar acordes de uma música: estude a cifra sem o instrumento. Pegue a cifra da música que deseja decorar e estude ela sem o seu instrumento. Veja cada acorde ali e tente identificar e, se possível, cronometre o tempo que leva para saber qual é cada acorde.
Para quem está começando, especialmente para quem toca guitarra e violão, o ideal seria memorizar as escalas no sentido horizontal. Ou seja, apenas uma única corda. Depois disso você passar para decorar as escalas nas demais cordas. Isso ainda te ajuda a identificar melhor as notas no braço do seu instrumento.
Escalas musicais são sequências ordenadas de notas. Por exemplo: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó… repetindo esse ciclo. Nessa escala, começou-se com a nota dó e foi-se seguindo uma sequência bem definida de intervalos até o retorno para a nota dó novamente.
Ao estudar as escalas, distinguimos entre dois tipos de memorização: motora (isto é, o que nossos dedos “memorizam” em termos de movimento) e visual (nossa mente traça os “desenhos” das escalas, o que facilita na aprendizagem e execução. Para a visualização das escalas, podemos desenhá-las (repetidamente) em um papel.
Em música, escala maior é uma escala diatônica de sete notas em modo maior, um dos modos musicais utilizados atualmente na música tonal. A sequência de tons e semitons dessa escala obedece à seguinte ordem: Tom - Tom - Semitom - Tom - Tom - Tom - Semitom.
Conclusão: o acorde de Dó Maior é formado pela soma das notas Dó, Mi e Sol....Os acordes naturais
Em teoria musical, a escala menor é uma escala diatônica cujo terceiro grau (chamado mediante) está a um intervalo de terça menor (um tom e um semitom) acima da tônica. Os graus 6º e 7º também são menores, em oposição aos graus 6º e 7º da escala maior, que são graus maiores.
Se estiver a tocar uma escala maior conte 6 notas (do, re, mi, fa, sol, lá), e a sexta nota é a relativa menor dessa escala maior (neste exemplo Lá é a relativa menor de Dó maior). Se estiver numa escala menor e quer descobrir a relativa maior conte 3 notas (lá, si, dó).
Para tocar uma grande escala maior no piano, basta seguir uma regra fundamental. Sempre respeite o intervalo do modo maior: tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom. Assim, para tocar uma escala de Dó maior, é preciso tocar: dó-ré-mi-fá-sol-lá-si-dó.
Para conseguirmos visualizar uma escala diatônica na prática, é só você tomar como base o braço de um instrumento de trastes como o violão, ou olhar a escala musical no piano ou teclado. No caso de um violão, a distância entre uma casa e outra corresponde a ½ tom, e a distância entre duas casas equivale a 1 tom.
Escalas servem para organizar a idéia e identificar as notas que causam ressonância naquilo que se quer. ... Ou seja, você pode tocar QUALQUER NOTA, contanto que esteja dentro desse grupo, você estará tocando a escala de lá menor harmônica e terá com certeza um tom espanhol.
Uma escala cromática é uma escala de passagem. ... Uma escala cromática compreende todas as notas e suas alterações até a oitava superior. A escala cromática de Dó é a seguinte: Dó Dó# Ré R # Mi Fá Fa# Sol Sol# Lá Lá# Si Dó. Como lembrete, entre Mi e Fá e entre Si e Dó já existe um semitom.
Sem entrar em detalhes no processo da construção das escalas, vemos que a divisão da escala musical em sete notas principais (tom – tom – semitom – tom – tom – tom - semitom) é uma conseqüência da irracionalidade na divisão dos intervalos que definem a escala.
Altura. No temperamento igual, o mi que fica logo acima do dó central do piano (E4) tem a freqüência aproximada de 330 Hz. Tem dois enarmônicos, ré dobrado sustenido (D♯♯) e fá bemol (F♭).
Normalmente temos como referência a nota Lá como 440Hz. A razão entre duas notas separadas por 1 SEMITON é igual a 1,066666... . Isto quer dizer que para sabermos qual será a freqüência da nota LÁ sustenido (A#) basta multiplicar 440 por 1,06666!