angiospermas
Mas, o mais importante é que elas gostam mesmo é quando o canteiro de flores se enche todo de uma vez, isso se chama “floração em massa”. Manjericão, manjerona, alecrim, dente de leão, hortelã, margaridas e girassóis são um deleite para abelhas.
Veja abaixo quais são elas:
e o apicultor Wener Bastos listaram seis formas fáceis de trazer as abelhas para perto da sua horta ou jardim.
Acompanhe a lista abaixo:
Aparentemente, pra “chamar” as abelhas você precisa de uma “isca”, ou seja, algo que as atraia. Pra isso se faz um “verniz” com óleo vegetal e solução alcoólica de própolis – mas tem que ser própolis da própria mandaçaia.
As caixas-isca devem ser dispersas pe- los campos, clareiras ou bordas da mata, instaladas em locais altos ou penduradas em lugares onde sejam facilmente encon- tradas por abelhas batedoras provenientes de enxames que estejam programados para enxamear nos próximos dias.
Como se prevenir de ataques: - As melíponas são menos atacadas que as trigonas, porém, em caso de ataque recomenda-se fechar a entrada esmagando o pito ou com cerume; - Manter espalhadas no meliponário famílias defensivas, como as Scaptotrigonas (Mandaguari ou Canudo), para desestimular o ataque das abelhas limão.
Enquanto o produto convencional “fabricado” pela abelha com ferrão custa R$ 30 o quilo, o mel das abelhas nativas custa R$ 120 o quilo.
Por exemplo, na literatura há informações de que espécies do gênero Melipona podem voar em média 2 km, ao passo que espécies menores, como a jataí (Tetragonisca angustula) e mirim (Plebeia spp.), podem voar até 500 metros de suas colônias.
Divisão de Enxame Ao se proceder uma divisão, deve-se repartir igualmente o número de quadros contendo favos de cria e alimento nas duas colmeias, deixando o maior número de ovos (crias abertas) para a colônia que for ficar sem rainha, uma vez que eles serão necessários para a formação de uma nova rainha.
Para começar a criar abelhas, é necessário dispor de uma área verde para a instalação do apiário, de preferência na zona rural e com pelo menos 1500 m², uma vez que as abelhas se afastam da colmeia para buscar flores. Além disso, deve haver uma fonte de água a menos de 500 metros da colmeia.