O Pai de Santo, ou Zelador do Santo ou ainda Dirigente da Casa, é a figura mais importante dentro de um terreiro. Tem a responsabilidade de zelar por todos os seus filhos na corrente mediúnica, além de desenvolvê-los para a mediunidade, quer seja a de incorporação, a de transporte, a de clarividência, enfim.
Para saber se um Babalorixá é confiável, observe os alguns aspectos como, por exemplo, se ele é receptivo, aceita ser questionado, como estão os filhos de santo que ele cuida, se estão bem, equilibrados e prosperando em suas vidas pessoais, profissionais e espirituais.
A Mãe e o Pai de Santo são pessoas que cuidam de um centro ou terreiro. ... Eles também podem ser conhecidos por outros nomes: Pai de terreiro ou Mãe de terreiro, Taata, Chefe de terreiro, Babá ou Zelador de terreiro. Ocupando a posição de psicólogos, conselheiros dos terreiros, os Taatas aconselham seus seguidores.
O sacerdote é um pai espiritual, a sacerdotisa é uma mãe espiritual. ... Os Terreiros podem ter um sacerdote ou sacerdote e uma sacerdotisa ou uma sacerdotisa, tem Terreiro que tem um sacerdote: um pai e uma mãe pequena que são sacerdotes auxiliares.
No candomblé, a Filha de Santo representa um verdadeiro sacerdote, servindo de instrumento, de corpo, de cavalo, ou de médium, para o Orixá que nela se incorpora, em certas ocasiões do culto. Nesses momentos, ela possui os mesmos gestos, timbre de voz, danças e cantigas que o Santo.
O ingresso do futuro filho de santo é realizado após uma limpeza espiritual denominada "SACUDIMENTO". Após o Sacudimento o médium é levado até o terreiro onde recebe o Amaci. Nesse momento, o futuro médium assume definitivamente um compromisso com o ritual, ficando de branco e de cabeça coberta por 24 horas.